São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stephanes anuncia benefício a bóias-frias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo deve começar em outubro um programa para conceder aposentadorias rurais a cerca de 500 mil bóias-frias que não têm os documentos exigidos pela Previdência Social para comprovar tempo de serviço.
Para isso, o ministro Reinhold Stephanes (Previdência) afirmou que vai rever também 500 mil aposentadorias rurais conseguidas desde 91 por meio de documentos falsos ou com incorreções.

Cancelamentos
No fim de 1992 e início de 1993, o governo cancelou 800 mil aposentarias rurais obtidas por meio de documentos considerados irregulares.
``O trabalhador fará um requerimento à Previdência Social contando a sua história e será chamado a dar uma entrevista", disse o ministro Stephanes à Folha.
Em seguida, segundo o ministro, representantes do ministério irão até os locais de trabalho checar se é verdadeira a história contada pelo trabalhador bóia-fria.
O ministro afirmou que sua expectativa é regularizar a situação desses 500 mil ``trabalhadores avulsos" em seis meses. Segundo ele, a maioria deles está na região Nordeste do país.
Stephanes disse que o programa é uma das contribuições do ministério para resolver os problemas no campo.
Em reunião ministerial no sábado passado, o presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que a reforma agrária é prioridade do governo.
Na ocasião, o governo pediu aos ministros que estudem formas de contribuir com a reforma, cada um na sua área. Existem hoje cerca de 5 milhões de aposentados rurais. Eles recebem, em sua maioria, um salário mínimo.

Texto Anterior: Advogada sofre atentado
Próximo Texto: Sigilo de mais 16 empréstimos será quebrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.