São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe diz ter achado outro Sistema Solar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Astrônomos do observatório de Genebra (Suíça) anunciaram ontem na Itália a descoberta de um planeta fora do Sistema Solar.
O planeta gira em torno de uma estrela, de forma semelhante aos planetas que giram em torno do Sol, dizem os cientistas.
Michel Mayor, autor da descoberta, diz ter encontrado um objeto do tamanho de Júpiter orbitando uma estrela chamada Pégaso-51.
``Há uma chance alta de que o objeto seja um planeta, mas ainda não é 100% certo", disse Roberto Pallavicini, presidente da conferência em Florença (Itália), onde o trabalho foi apresentado.
Astrônomos já detectaram indícios indiretos de outros planetas fora do Sistema Solar, mas, segundo Pallavacini, é a ``primeira vez que se localiza um sistema solar semelhante ao nosso ".
A estrela Pégaso-51 é visível a olho nu, e sua luz leva 42 anos para chegar à Terra. Segundo os pesquisadores, a Pégaso-51 é cerca de 3 bilhões de anos mais velha que o Sol: tem 8 bilhões de anos.
Segundo Mayor, o planeta não pode ser visto com telescópio porque seu brilho é obscurecido pela estrela em torno da qual orbita.
Mas foi possível detectá-lo pelas perturbações que sua massa provoca na velocidade e no movimento de rotação da Pégaso-51.
Mayor diz que o planeta leva quatro dias para orbitar a estrela. A Terra leva um ano para dar uma volta em torno do Sol.
Para Pallavicini, a existência de outros sistemas solares ``aumenta a probabilidade de existir outras formas de vida no Universo".
Em 94, franceses publicaram na revista ``Nature" evidências indiretas de um planeta orbitando a estrela Beta-Pictoris, cuja luz leva 52 anos para chegar à Terra. Os pesquisadores de Genebra dizem que publicarão na mesma revista.

Columbia
O lançamento do ônibus espacial norte-americano Columbia foi adiado ontem pela terceira vez. Técnicos da Nasa (agência espacial dos EUA) acharam uma bolha de ar no trem de pouso.

Texto Anterior: Unesp prorroga até quarta-feira prazo de inscrição em vestibular
Próximo Texto: Excesso de vitamina A na gravidez pode prejudicar formação do feto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.