São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agente laranja aumenta risco de doenças

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Americanos expostos ao agente laranja na Guerra do Vietnã (1964-75) têm mais chance de ter diabetes, doenças no fígado e alta taxa de colesterol, segundo estudo das Força Aérea dos EUA.
O agente laranja era usado em bombas desfolhantes, lançadas sobre florestas dominadas pela guerrilha Vietcong durante o conflito armado com os EUA.
O estudo avaliou, ao longo de 20 anos, o risco de doenças em veteranos que participaram da Operação Ranch Hand, que lançava os desfolhantes sobre as árvores.
A pesquisa detectou que 24 membros expostos em terra ao agente laranja morreram de doenças cardíacas. Se não houvesse influência do desfolhante, o número esperado de mortes seria 15.
"Embora não haja uma relação estabelecida de causa e efeito, o estudo sugere uma associação", disse Donna Tinsley, porta-voz da Força Aérea.

Texto Anterior: Excesso de vitamina A na gravidez pode prejudicar formação do feto
Próximo Texto: Ex-prefeito já foi preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.