São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha promove encontro sobre jornalismo

DA REPORTAGEM LOCAL

Com a participação de cinco convidados internacionais, o 2º Fórum Folha de Jornalismo e Mídia terá lugar nos dias 18 e 19 de outubro no Hotel Transamérica, em São Paulo.
Organizado pelo ombudsman da Folha, Marcelo Leite, o Fórum visa a fortalecer a discussão em torno de problemas próprios da informação e do jornalismo.
``É uma tentativa de ampliar a atitude crítica da Folha em relação ao próprio jornalismo, com a participação de um público qualificado e com reflexões de pessoas do exterior e personalidades da vida pública brasileira", diz Leite.
O Fórum Folha tem por objetivo geral analisar temas como novas tecnologias, ameaças contra a liberdade de imprensa, jornalismo investigativo e concorrência no mercado editorial.
Os convidados internacionais vêm dos EUA, Alemanha, Espanha e Argentina. Os convidados brasileiros são o embaixador Sergio Silva do Amaral, secretário de Comunicação Social e porta-voz da Presidência, o deputado Pinheiro Landim (PMDB-CE), relator da nova Lei da Imprensa, e o senador Roberto Freire (PPS-PE).
Reiner Oschmann, editor-chefe do jornal alemão ``Neues Deutschland" (Nova Alemanha), antigo órgão do Partido Comunista alemão-oriental, falará sobre o tema ``A Imprensa numa Sociedade Pós-Comunista".
O ``Neues Deutschland", 80 mil exemplares diários, é o único jornal de grande circulação na parte oriental do país que não é de uma grande empresa jornalística da antiga Alemanha Ocidental.
Ricardo Kirschbaum, secretário de Redação do jornal argentino ``Clarín", focalizará o tema ``O Mercosul na Imprensa e na Mídia", analisando as perspectivas e limitações para associações e projetos conjuntos entre empresas jornalísticas do Mercosul (Mercado Comum do Sul, que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).
A palestra de Bill Dedman, diretor de ``Computer-Assisted Reporting" (reportagem com a ajuda de computadores) da agência ``Associated Press", abordará o uso de computadores e bancos de dados na investigação jornalística.
Patrick Vance, diretor de projetos especiais do serviço de notícias do ``The New York Times" falará sobre as novas tecnologias como meio de difusão e distribuição de notícias no painel sobre os ``Efeitos das Novas Tecnologias sobre Jornais e Serviços Noticiosos".
``A Experiência com Fascículos" será analisada por Ángel Luis de la Calle, diretor do ``El País Internacional", jornal espanhol que trabalha com fascículos há muito tempo. ``O uso de fascículos pelos jornais é o fato mais marcante dos últimos 12 meses na imprensa brasileira, encarada como um negócio", diz Leite.
O painel vai discutir as vantagens e problemas dos fascículos, destacando o impacto da experiência no produto jornal.

Inscrições
O público alvo do Fórum Folha é formado pelos profissionais, professores e estudantes da área de comunicação. Se você trabalha no setor, ainda pode inscrever-se no 2º Fórum Folha de Jornalismo e Mídia pelo telefone (011) 224-4521, das 10h às 17h.
O número máximo de participantes é de 210 pessoas, a capacidade do auditório do Hotel Transamérica. A inscrição é gratuita. Os pedidos de inscrição estão sujeitos a confirmação.
Haverá ônibus à disposição dos participantes, que sairá às 7h30, da sede da Folha, na al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos. Para usar o ônibus, o participante precisará mostrar a carta de confirmação da inscrição e, no segundo dia, o crachá.
O credenciamento será feito a partir das 8h do dia 18 de outubro, na abertura do evento, quando serão entregues os crachás e os aparelhos de tradução simultânea.

Os convidados internacionais do 2º Fórum Folha viajam por cortesia da Vasp

Texto Anterior: Sexo falado
Próximo Texto: Incesto pode salvar índios da extinção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.