São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado não faz doação a partido

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

Os partidos políticos do Reino Unido não recebem nenhum recurso do Estado para financiamento de suas campanhas, que são custeadas com dinheiro levantado pelas próprias agremiações políticas.
Os partidos podem gastar quanto quiserem em campanhas nacionais e não precisam declarar a origem dos recursos.
São obrigados, no entanto, a tornar pública a soma total de doações e gastos durante o ano.
Já as campanhas individuais ao Parlamento não podem exceder um teto, que varia conforme o número de habitantes de cada distrito eleitoral e situa-se entre US$ 8.000 e US$ 11 mil, aproximadamente.
O Partido Liberal Democrata recebe cerca de 90% de suas doações de membros e simpatizantes. Já o Partido Conservador recebe expressiva quantidade de recursos de indivíduos e da iniciativa privada. As companhias públicas limitadas necessitam declarar doações a agremiações políticas.
As campanhas do Partido Trabalhista, por sua vez, são tradicionalmente custeadas em mais de 70% por recursos doados pelas uniões de trabalhadores, coletados voluntariamente junto a seus afiliados.

Texto Anterior: Comitê controla financiamentos
Próximo Texto: Governo custeia propaganda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.