São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieta pode controlar doença

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Estudos apontam que 90% dos diabéticos começam a enfrentar a sua doença na vida adulta. Esse é o diabetes do tipo 2. A maior parte dessas pessoas tem mais de 40 anos, leva vida sedentária e está com seu peso acima do normal.
Muitas vezes, uma receita aparentemente simples, que inclui redução no peso corporal, controle alimentar (dieta sem açúcar livre) e um estilo de vida mais saudável, pode reverter esse tipo de diabetes.
Quando a taxa de açúcar continua elevada mesmo com essas mudanças, o médico pode prescrever os hipoglicemiantes orais (comprimidos que reduzem o açúcar no sangue).
O diabetes do adulto tem um claro componente hereditário. Filhos e irmãos de pessoas que têm a doença estão sob maior risco.
O diabetes juvenil ou do tipo 1 acontece, em geral, nas crianças. Os pesquisadores acreditam que ele aparece depois de uma infecção causada por vírus.
A infecção desencadeia uma reação no sistema imunológico (de defesa) do próprio organismo que acaba agredindo o pâncreas. Como consequência, há uma interrupção total ou uma diminuição brusca na produção de insulina.
As crianças têm quadros mais graves de diabetes e, em geral, precisam ser tratadas com injeções diárias de insulina.
(JB)

Texto Anterior: Metade dos doentes não sabe que tem problema
Próximo Texto: Encontro discute agressão dentro de casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.