São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder se vê como Jesus

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

O ideólogo dos zippies e da pronóia é o britânico Fraser Clark, um ex-hippie de 52 anos, que hoje sofre de mania de grandeza.
Quando perguntam se é o líder dos zippies, Fraser diz: ``Eu sou somente um cara comum. Jesus também foi um cara comum, é lógico".
A palavra ``zippie" é a abreviação de ``zen inspired pronoia pagans", algo como ``pagãos pronóicos de inspiração zen".
Clark e seus zippies apareceram pela primeira vez em Londres, no início dos anos 90, ao redor de algumas casas noturnas que privilegiavam a trance music.
São lendárias as festas (raves) zippies ao ar livre, que duraram quatro dias e reuniam 3.000 pessoas nos arredores de Londres.
Em 94, Clark introduziu a coisa nos EUA, promovendo ``The Zippie Pronoia Tour", um festival psicodélico que percorreu algumas cidades do país com algum sucesso.
A revista norte-americana ``Wired", a bíblia dos que gostam de Internet, classifica o movimento zippie como ``um novo vírus cultural, altamente contagioso, uma idéia com uma atitude".

Texto Anterior: DJ francês introduz a 'pronóia' no Brasil
Próximo Texto: Portão da USP vai ser reaberto segunda-feira; Menores fazem 'pedágio' para comprar crack; Polícia apura denúncia de assédio na Paraíba; Comitê faz oficina para arrecadar alimentos; Bebê de quatro dias é encontrado em matagal; Shopping center Eldorado investe em 52 novas lojas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.