São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Crianças fazem do trabalho uma diversão

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem disse que a vida deles é só brincadeira? As crianças também ``pegam no pesado". Para algumas, trabalhar é sinônimo de encarar uma câmera, microfone ou picadeiro. E dão duro de verdade.
``Para mim, cantar e fazer shows é uma diversão. Mas a gente trabalha bastante. Tem apresentação todo sábado e domingo", diz a cantora Sandy Leah Lima, 12, da dupla Sandy e Júnior.
Com uma média de dez shows por mês, ganham o suficiente para comprar ``uns boizinhos para a fazenda dos pais", afirma o empresário Franck Máximo, 45. São filhos de Durval de Lima, o Xororó.
Pagam o salário de dez pessoas e têm poupança. ``Em cinco anos, já terão o suficiente para comprar, no mínimo, uma fazenda".
``Mas grana não é o que conta para quem começa a trabalhar tão cedo", afirma Rosana Costa, 35, mãe de Samuel, 10, conhecido como ``menino maluquinho", por ter feito o filme homônimo.
Ele ganha por trabalho em média R$ 5.000 -mais do que muitos adultos. ``Acho um barato fazer comercial", diz, animado.
Para quem trabalha no circo, animação também não falta. É o que diz Ana Paula Rigaldi Sá, 15, do Circo-Escola Picadeiro.
Ela começou a se apresentar profissionalmente há cinco anos. Em março deste ano, participou do Festival Circense de Mônaco.
``É a glória para o pessoal de circo. Eu mesma quase chorei quando cheguei lá, foi demais."
Satisfações à parte, deixar os amigos e ficar longe dos pais é um dos grandes problemas.
Para a psicóloga Maria de Lourdes Teixeira, 44, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), criança não está pronta para trabalhar como adulto.
``Ela pode sofrer ao ter de lidar com responsabilidades e separações", explica. Segundo ela, a vaidade dos pais também pode determinar a carreira precoce.
Rosemeire Secco, mãe de Natália, 3, que trabalha desde os oito meses, quando foi garota-propaganda do amaciante Comfort na TV, acha natural que pais ``peguem carona" na fama do filho.
Por sessão de fotos, recebe em média R$ 30. ``Pagam pouco. Gasto tudo em gasolina e em roupas."

Próximo Texto: "Maioria é explorada"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.