São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP ganha hoje novo `prédio inteligente'

DA REDAÇÃO

A inauguração da torre de escritórios do World Trade Center, que acontece hoje, marca a entrada definitiva de São Paulo na era dos ``prédios inteligentes".
O edifício inteligente é construído com o objetivo de proporcionar os mais modernos recursos tecnológicos com os menores custos para seus ocupantes.
O complexo World Trade Center (WTC) possui uma área construída de aproximadamente 175 mil m2.
Inclui ainda o hotel Meliá (cinco estrelas, 302 suítes), um centro de convenções e o shopping D&D -especializado em decoração-, todos já inaugurados.
A torre de escritórios tem 25 pavimentos e uma área construída de 45 mil m2. O prédio oferece diversas facilidades para empresas do ramo de comércio exterior.
Entre elas, um sistema de telefonia digital, salas de reuniões que podem ser alugadas temporariamente, um departamento de apoio na área de informática e um terminal para ``check-in" de passageiros do aeroporto de Cumbica.
O WTC de São Paulo terá escritórios pequenos, para pequenas e médias empresas, ou departamentos de companhias maiores. Os escritórios têm áreas que variam entre 50 m2 e 400 m2.
``O ideal é que as as empresas se instalem com estruturas enxutas", explica Gilberto Bomeny, da WTC Assessoria Internacional, empresa responsável pela administração do complexo.
O preço médio do m2 é R$ 33. O valor médio do aluguel comercial do m2na região do Brooklin é R$ 15, segundo o Datafolha.
Bomeny afirma que o objetivo é compensar a área reduzida dos escritórios fornecendo uma estrutura complementar de serviços.
Serão oferecidos aos locatários salas e equipamentos para a realização de reuniões, seminários e teleconferências.
O WTC de São Paulo pertence a 33 fundos de pensão e integra uma rede de edifícios especializados em comércio exterior presente em 85 países. O mais famoso é o de Nova York (Estados Unidos).

Texto Anterior: O desacordo sobre os acordos na locação
Próximo Texto: Evento discute tecnologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.