São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan quer enviar soldados para vigiar paz na Bósnia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Otan, aliança militar ocidental liderada pelos EUA, está acelerando os planos para instaurar uma força policial que monitore os acordos de paz na ex-Iugoslávia.
O secretário-geral da aliança, Willy Claes, disse que na próxima semana a força será examinada em Bruxelas (Bélgica). Pela primeira vez, a Otan atuaria como "fiscal" de um plano de paz, função que normalmente cabe à ONU.
A força da Otan teria entre 50 mil e 60 mil homens, a metade norte-americanos, segundo informaram diplomatas.
"O sucesso será difícil, mas um fracasso seria catastrófico", afirmou o secretário da Defesa dos EUA, William Perry. Ele se encontra hoje em Genebra (Suíça) com seu colega russo Pavel Gratchev para discutir como a Rússia pode enviar tropas à missão.
O governo de Moscou teria proposto uma coalizão entre três países, mas os EUA querem que o comando fique exclusivamente a cargo da aliança ocidental.
Tropas do Exército da Bósnia afirmaram ontem ter conquistado 50 quilômetros quadrados do estratégico monte Ozren (norte do país) e estar rumando para a cidade de Doboj, controlada pelos rebeldes sérvios.

Texto Anterior: BALSA; NEONAZISTAS; FRANÇA
Próximo Texto: Enchentes matam 300 em Bangladesh; Carro-bomba explode na Colômbia; Suspensa negociação entre EUA e Síria; Argentinos morrem em queda de avião; Combates na Bósnia ameaçam trégua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.