São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

independência motorizada

CRISTINA ZAHAR

Ser deficiente físico não deve significar isolamento ou dependência. Desde 1980, o Estado de São Paulo tem leis que tornam obrigatória a existência de facilidades de acesso de deficientes a lugares públicos. Também existem no mercado produtos como triciclos ou cadeiras de rodas motorizadas que ajudam na locomoção dessas pessoas.
A Condutron, representante no Brasil da empresa norte-americana Amigo, importa cinco modelos de triciclos motorizados que podem substituir a tradicional cadeira de rodas. Confeccionados em fibra e plástico, são movidos a eletricidade e têm autonomia de 48 km -o que equivale, em média, a um dia de uso.
Caio Leonardo, 31, advogado de empresas, é paraplégico desde os 22. Sofreu um acidente em Santos, quando fazia exercícios no travessão de um gol. Ele testou o modelo Amigo Centra para a Revista da Folha.
Andou com o triciclo no interior de seu apartamento em Higienópolis, na área de lazer do prédio e na rua, com direito a uma paradinha na padaria para o café da manhã. "É divertido e gostoso de dirigir", diz. "O assento também é confortável e gira para que você possa sentar-se à mesa", acrescenta.
Um dos problemas, segundo ele, é o raio que o triciclo ocupa na hora de manobrar. O modelo testado tem 61 centímetros de largura por 1,10 metro de comprimento. "Há outros menores", ressalva Roberto Pereira Leite, diretor da Condutron.
Apesar de parar rapidamente, o Amigo Centra teve dificuldade para transpor pequenos obstáculos, como degraus ou guias de calçada. Nesses casos, recomenda-se que o deficiente peça ajuda para evitar acidentes.
O modelo sobe com facilidade ladeiras de até 25 graus. A velocidade máxima é de 8,5 km/hora. Lembrete: ele pesa 64 kg e pode ser desmontado para transporte.
A empresa já vendeu triciclos para alguns supermercados e shoppings da cidade. Caio Leonardo acha que deveria haver alguns deles em museus e também na Bienal.
C.Z.

ONDE ENCONTRAR
Condutron. Av. Itacira, 90, Indianópolis, zona sul. Tel. 574-0303. Preço: US$ 3.350 (modelo Amigo Centra).

Texto Anterior: clip
Próximo Texto: uma escola excepcional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.