São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ele ganhou o troféu que faltou a Senna

CRISTINA ZAHAR

O piloto Gastão Fráguas, 18, realizou no mês passado uma façanha que nem o tricampeão Ayrton Senna conseguiu: ganhou o título mundial de kart na categoria Fórmula A. Para tanto, deixou para trás 34 adversários na final e 112 nas eliminatórias, em uma maratona de quatro dias, na cidade francesa de Valence.
"Dediquei minha vitória ao Senna", conta. É a segunda vez que o Brasil sobe ao pódio nessa prova -a primeira foi em 86 com Guga Ribas.
Fráguas descobriu o automobilismo por acaso. Adorava tênis e só começou a correr de kart em 92, quando seu pai o inscreveu em uma competição. Na primeira corrida, ficou em segundo lugar.
Não parou mais. Foi campeão paulista em 93 e fez uma temporada razoável em 94, antes de ir para a Europa. Contratado pela equipe belga Marechal Racing, disputou o Campeonato Europeu neste ano, arrebatando o vice-campeonato.
Morando em Verviers, na Bélgica, Fráguas já traçou os planos para 96: disputar a categoria Super A, espécie de Fórmula 1 do kart. Voltar ao Brasil, nem pensar: "Na Europa, as coisas são mais profissionais", diz.
De passagem por São Paulo, Fráguas aproveita para matar saudade da família e andar de kart nas pistas indoor, nova mania da cidade. Fã de Senna, surpreende ao se declarar admirador de Nélson Piquet. "Quando os dois corriam, torcia para o Piquet", confessa.
C.Z

Texto Anterior: ele e os presidentes
Próximo Texto: o escritor que deu cria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.