São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
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Como montar uma loja de CDs?

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Discos, no ano passado foram vendidos 40,1 milhões de CDs. Até o primeiro semestre deste ano, serão 29 milhões.
Com números tão expressivos, não é surpresa que investidores se interessem em abrir uma loja de CDs (disco laser).
O negócio não exige grande espaço físico. Cerca de 60 m2 são ideais. Entretanto, o empreendimento pode funcionar em área um pouco menor.
O investimento inicial para a montagem fica em cerca de R$ 35 mil. Dois terços desse valor deve se destinar para o estoque inicial de cerca de 3.000 CDs.
O restante deve ser empregado na compra de aparelhos de som profissionais, balcões expositores, prateleiras, além de telefone, computador, máquinas de calcular, móveis e materiais de escritório.
No início do negócio, o quadro de pessoal pode ser mínimo: um gerente -que deve exercer as atividades de supervisão e as funções de caixa- e um vendedor, além do dono.
O custo mensal da folha de pagamentos (salários mais encargos) fica em cerca de R$ 600, mais a comissão sobre vendas, que varia de 3% a 5%.
Além dessas despesas, é necessário contabilizar o custo do aluguel, das taxas e os gastos com água, luz, telefone, contador e despesas administrativas.
Os resultados mensais de uma pequena loja de CDs variam de acordo com o volume de vendas e seus custos.
Um estoque inicial de 3.000 unidades, com um giro mensal de 30%, permite um faturamento estimado entre R$ 10,8 mil e R$ 15 mil.
A margem de lucro estimada é de 20%. A taxa de retorno -ou seja, o tempo necessário para que o investimento retorne em forma de lucro- é de, no mínimo, 12 meses.
É preciso cuidado com a concorrência dos hipermercados e magazines. Para isso, deve-se renovar constantemente o estoque, oferecer títulos variados e as novidades do mercado.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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