São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

'Vida Privada' é mais que o melhor da TV

SÉRGIO DÁVILA
DA REVISTA DA FOLHA

"Comédia da Vida Privada" é mais que o melhor programa atualmente no ar na televisão brasileira.
A "Terça Nobre" que a TV Globo exibe uma vez por mês, às 21h30, indica caminhos, dá exemplo de respeito ao telespectador.
É uma ilha de excelência que de vez em quando a TV oferece a seu incauto público, acostumado com qualquer -qualquer mesmo- coisa.
Está no nível de "Agosto" e "Engraçadinha", para citar duas produções recentes da emissora carioca. E o episódio da semana passada, "Mãe É Mãe", só confirma a tese.
O segredo? Não há segredo. A fórmula é antiga, tão antiga quanto o indiozinho da extinta Tupi: boas histórias, bons atores e boa direção, em formato e horário agradáveis.
Marieta Severo e Marco Nanini à frente de um humorístico parece covardia. Mas a dupla estava especialmente engraçada. Marieta mais, como a mãe óbvia e padrão que embalou a infância de muito marmanjo.
Os velhos textos de Luis Fernando Verissimo, a base de "Comédia", dão à classe média um status, uma dimensão que ela jamais imaginou -mesmo porque acharia isso "brega" ou "demodê".
"Mãe É Mãe" começa com Marieta grávida e seu marido, Nanini, numa final de futebol; termina com sua nora grávida, e os futuros avós no estádio.
No meio disso, desfilam seu divórcio, a criação do filho (a primeira namorada, vestibular, curso no exterior e festas de aniversário incluídos), os amantes, as brigas.
"Rissole frio é um veneno", "O gol justifica os meios", "Pra que outra vó, uma só não basta?" são algumas frases pinçadas.
Mas uma cena resume tudo: a mãe interrompe o alistamento militar do filho para dizer ao sargento que "o menino é muito enjoado para comer, vai dar um trabalhão.
Pergunta: é difícil fazer algo parecido ou, na falta de idéias, pelo menos copiar com competência?

Texto Anterior: O filho do controle remoto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.