São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Parati ganha mais espaço e desempenho

MARCELO TADEU LIA
ENVIADO ESPECIAL À ILHA DE COMANDATUBA (BA)

A versão 96 da perua média Parati chega rejuvenescida e elegante -ganhou design completamente novo e linhas bem arredondadas, com frente igual à do novo Gol.
A VW (Volkswagen) apresentou oficialmente o carro no último dia 4, em Comandatuba (BA).
A perua da VW é a mais vendida no país há 12 anos (desde seu lançamento), com aproximadamente 400 mil unidades comercializadas até agosto passado.
A Parati chega às revendas da marca no próximo mês, nas versões GLi e GLSi. A versão mais simples, a CLi, será vendida a partir de janeiro do próximo ano.
A CLi -motor de 1.600 centímetros cúbicos (cc) ou 1.800 cc- deve custar entre R$ 15 mil e R$ 17 mil; a GLi (só na versão 1.800 cc), entre R$ 18 mil e R$ 20 mil e a GLSi (top de linha, 2.000 cc), de R$ 22 mil a R$ 24 mil.
À primeira vista, o carro conserva pouco -ou quase nada- da antiga Parati.
Sete centímetros maior e com distância entre-eixos -uma das principais medidas para determinar o espaço para os ocupantes- aumentada em 110 mm, a perua foi concebida a partir do Gol -primeiro modelo da família BX (que inclui ainda a Saveiro e o Voyage) a ser reestilizado.
A nova perua está mais moderna e com linhas suaves. Ganhou frente bem rebaixada, em formato de cunha. Além disso, desapareceram quebra-ventos e calhas.
Segundo a VW, a Parati apresenta melhor coeficiente aerodinâmico (ou seja, quando em movimento, ``fura" com mais facilidade o ar, o que resulta em melhor desempenho e queda no consumo).
Externamente, a Parati tem espelhos retrovisores ovalados e frisos laterais largos, pintados na cor do veículo (a exemplo dos pára-choques, que são envolventes).
Vista de frente, a perua é idêntica ao Gol, com faróis afilados e frente em forma de cunha.
Na parte traseira ocorreram as maiores mudanças: a tampa do porta-malas foi redesenhada, chegando até a linha do pára-choque, facilitando a retirada da bagagem.
O compartimento de bagagens aumentou. O vidro traseiro, menor e mais arredondado que o antigo, segue as linhas do carro.

LEIA MAIS
sobre a Parati na pág. 7-2.

O jornalista MARCELO TADEU LIA viajou a convite da Volkswagen.

Próximo Texto: Perua da VW é rápida e barulhenta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.