São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perua da VW é rápida e barulhenta

MARCELO TADEU LIA
DO ENVIADO ESPECIAL À ILHA DE COMANDATUBA (BA)

A nova Parati oferece ótimo desempenho, conforto e segurança. De quebra, traz a promessa da confiabilidade, característica da marca.
A Folha testou a versão top de linha da perua, a GLSi, em trecho de 30 quilômetros da rodovia BA-001, em Una (BA). Essa versão tem motor AP (alta potência) de 1.984 centímetros cúbicos (cc) e potência de 109 cavalos-vapor (cv), a 5.250 rpm.
O motor -o mesmo que equipa o Gol GTi- responde bem à aceleração mais forte e permite chegar com rapidez aos 100 km/h. Poderia, apenas, ser um pouco menos barulhento.
Segundo a VW, as versões Gli e GLSi receberam pacotes anti-ruído sob o motor, justamente para minimizar o problema. Mas, ao que parece, ainda há o que fazer.
Pequenos ruídos nas forrações também surgem a cada passagem pelas saliências do solo.
Já a troca de marchas é feita de forma bem suave, sem esforço -o câmbio é curto e preciso.
Os bancos que equipam a versão GLSi (estilo esportivo, da Recaro) são confortáveis.
O painel oferece leitura rápida. Os comandos ficam próximos da mão e são fáceis de manusear.
Motorista e passageiro da frente têm conforto de sobra. Menos sorte tem quem vai atrás: o teto é baixo, dificultando o acesso de pessoas com mais de 1,75 metro, que terão que fazer certa ginástica no pescoço para a acomodação.
Juntamente com o reduzido vidro traseiro, os altos encostos dos bancos de trás ajudam a atrapalhar a visibilidade.
Em compensação, os espelhos retrovisores externos (mais arredondados) são perfeitos.
Com o pé no fundo do acelerador, a direção hidráulica fica um pouco ``mole" e dá ao motorista a sensação de não ter domínio total.
Para reduzir o problema, ajudam a boa empunhadura do volante e a estabilidade da perua.
Mecanicamente bem resolvida, a Parati não deve ter grandes dificuldades para enfrentar suas rivais imediatas no mercado -as peruas nacionais Elba (Fiat) e Ipanema (GM) e as importadas Astra (GM) e Impreza (Subaru).
(MTL)

Texto Anterior: Parati ganha mais espaço e desempenho
Próximo Texto: Prazo para consórcio cresce para 60 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.