São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce número de bebês com HIV

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O indicador mais dramático de que a Aids está fechando o cerco sobre as mulheres é o aumento do número de crianças que nascem de mães portadoras e que são suspeitas de ter o vírus.
Nos primeiros anos da epidemia, o Hospital Emílio Ribas recebia cerca de uma criança suspeita por semana. Dois anos atrás, o número passou para cinco. E nos últimos meses, os casos suspeitos saltaram para 14 por semana.
O serviço da médica Marinella Della Negra, que cuida das crianças do Emílio Ribas, está acompanhando cerca de 500 pequenos pacientes. O lado animador desse quadro negro é o aumento da sobrevida dessas crianças.
Cinco anos atrás, a esperança de vida não passava dos seis anos. Hoje, há algumas dezenas de crianças comemorando o aniversário dos dez anos. ``Estamos aprendendo a prolongar a vida dessas crianças", diz Marinella. ``Ainda vou ser madrinha de casamento de algumas delas", acredita.
O crescimento no número de crianças com o vírus e o aumento da sobrevida serão temas do 3º Encontro Nacional e do 1º Simpósio Internacional sobre Aids Pediátrica, em novembro, em São Paulo.

Informações sobre o Encontro sobre Aids pediátrica pelo telefone (011) 852-8966

Texto Anterior: Africanas já estão à frente de homens
Próximo Texto: Prefeito impõe o toque de recolher em cidade do MT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.