São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curiosidade transforma teen em fumante

RONALDO SOARES
DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas advertem: a curiosidade faz mal à saúde. Pelo menos no caso dos adolescentes, que apontaram a curiosidade como fator que os estimulou a fumar.
Esse é um dos dados de uma pesquisa feita pelo Nidas (Núcleo Interdisciplinar de Divulgação na Área de Saúde), entidade formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
O grupo ouviu alunos do colégio Pueri Domus sobre o tema ``Fumo na Adolescência". E constatou, entre outras coisas, que 71% dos teens fumantes começaram a fumar movidos por curiosidade (veja quadro ao lado).
Com o resultado da pesquisa, o Nidas pretende criar um folheto explicativo sobre os males causados pelo cigarro.
A pesquisa mostrou também que há desinformação sobre o tema. A maioria dos entrevistados (82%) definiu fumante passivo como ``quem aspira fumaça dos outros". Mas houve quem respondesse que são os que ``fumam de vez em quando" (7%), ``filam cigarro dos outros" (3%) e ``fumam sem gostar"(3%).

Texto Anterior: Pílula deve ser usada a sério
Próximo Texto: Campanhas geram polêmica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.