São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amyr Klink diz que detesta aventuras

DA REPORTAGEM LOCAL

``Eu detesto aventuras." Não, essa frase não foi dita por um executivo engravatado. Quem fez a afirmação foi Amyr Klink, 40, considerado o maior aventureiro do Brasil.
A revelação de Klink surpreendeu a maioria das pessoas presentes no auditório da Folha na última terça-feira, durante o ciclo de palestras ``Aventuras".
Independente de gostar ou não, Klink já viveu grandes aventuras.
Afinal, ele foi o primeiro a fazer a travessia solitária do oceano Atlântico e um barco a remo e depois fez uma viagem entre os dois pólos do planeta, ``hibernando" por sete meses na Antártida.
O que deu para perceber é que ele é uma pessoa superorganizada e a palavra aventura sempre implica riscos e perigos. E suas viagens sempre são planejadas nos mínimos detalhes.
``Até hoje não consegui achar uma explicação de por que eu queria passar um inverno inteiro na Antártida. De qualquer forma, eu queria passar um ano completo lá, conhecer as quatro estações de um lugar que achava bonito."
Apesar de todo o planejamento para sua viagem de hibernação na Antártida, o próprio Klink ``fugiu" do roteiro inicial.
``Um ano passou tão rápido que comecei a medir as distâncias de forma diferente. Comecei a ter idéias esquisitas de ir até o pólo Norte. Pensei: `com apenas 110 dias de navegação vou estar no verão'. É tão bom ter dois verões seguidos depois de um inverno tão longo", disse.
E foi assim. Ele mudou completamente o planejamento inicial e 109 dias depois de partir da Antártida, Klink estava atravessando o Círculo Polar Ártico.
``Depois de chegar aonde queria, o mais próximo possível do pólo Norte, descobri que estava muito longe de casa. Tinha de navegar 14 mil milhas para chegar a Parati. Desisti das escalas programadas e voltei direto para casa."
MAIS AVENTURAS
O ciclo ``Aventuras" continua. São palestras quinzenais, sempre às terças-feiras às 19h30, apresentadas por grandes aventureiros brasileiros.
No dia 17 de outubro os motociclistas Klever Kolberg e André Azevedo são os convidados do ciclo ``Aventuras".
Eles irão contar os momentos mais emocionantes de sua participação nos ralis Paris-Dakar e Paris-Moscou-Pequim.
As palestras acontecem no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elísios).

Texto Anterior: NÚMERO; A FRASE; NÚMERO
Próximo Texto: Empresa leva turma de adolescente para conhecer os times de futebol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.