São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A distância do objeto influi na nitidez da sua sombra

KATHY WOLLARD

Por que não vemos a sombra de uma águia voando muito alto? Sabemos o que uma sombra é -uma figura escura lançada em uma superfície por um objeto que está bloqueando a luz.
Quanto mais baixa a fonte de luz -o Sol se pondo, por exemplo-, mais longa é a sombra que ela forma. Quando o Sol está bem em cima, as sombras desaparecem.
Para entender por que é difícil ver a sombra de um pássaro voando, precisamos saber algumas coisas sobre o Sol como fonte de luz.
Primeiro: qualquer buraquinho cortado em um papel ou papelão irá projetar uma imagem redonda pequena e perfeita do Sol no chão. Um buraco maior, como os que existem entre as folhas de uma árvore, irá formar uma imagem menos definida, mas ainda mais brilhante do Sol.
Esse é o motivo por que, em uma floresta fechada, algumas vezes você vê pontos de luz incrivelmente brilhante no chão.
Os pontos surgem em tamanhos variados, mas todos são aproximadamente redondos. O que você está vendo são imagens em miniatura do Sol no chão da floresta.
Fato importante: o Sol pode parecer um ponto de luz no céu, mas na verdade é uma esfera gigantesca. Então, os raios de luz partem de toda a sua superfície e não são perfeitamente paralelos quando atingem a Terra. Além disso, a luz é dispersada pelas moléculas de gás do ar.
Então, um pequeno orifício, que admite principalmente raios viajando na mesma direção, irá duplicar uma pequena e precisa imagem do Sol. Mas uma abertura maior irá admitir mais raios de luz de diferentes direções e a imagem será mais difusa.
O que tudo isso tem a ver com águias voando? Tente repetir esta pequena experiência e você vai entender.
Coloque sua mão sobre um pedaço de papel e sob a luz do Sol. Note que quanto mais perto sua mão fica do papel mais escura e nítida é a sombra. Agora levante sua mão devagar. Repare como a imagem da sombra se torna cada vez menos nítida e mais borrada.
Levante sua mão o suficiente e você quase não será capaz de discernir que o que você está vendo é uma mão.
Agora observe sombras ao ar livre, com luz solar bem forte -como sua própria sombra. A sombra de seus pés é mais nítida, a sombra da cabeça, a parte mais distante do chão, é mais embaçada.
Esse jogo de sombras também é resultado da dispersão dos raios solares. Quanto mais distante um objeto estiver de sua sombra, mais enevoada e indistinta ela será.
Isso acontece porque o efeito da luz atingindo o objeto a partir de diferentes direções é exagerado se o objeto está muito longe de sua sombra.
Então, a sombra de um pássaro ou de uma borboleta não parece muito com um pássaro ou borboleta -ela é borrada. Quanto mais alto o pássaro estiver, menos distinta é a sombra e mais difícil de vê-la.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163.

Texto Anterior: Baterista toca em banda independente
Próximo Texto: ONDE PASTAM OS BÚFALOS?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.