São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

ONDE PASTAM OS BÚFALOS?

BILL PITZER

Os bisões, conhecidos popularmente como búfalos, estão voltando a ocupar seus espaços depois de terem quase desaparecido. Atualmente cerca de 200 mil ``Bison bison" pastam em terras públicas e fazendas particulares dos Estados Unidos e Canadá. No parque nacional de Yellowstone existem uns 4.000 búfalos em uma área de 880 mil hectares de extensão.
Os búfalos foram praticamente varridos da face da Terrahá um século, sobrando apenas mil animais em regiões dispersas dos Estados Unidos. Os caçadores acabaram com manadas inteiras para usar sua carne, sua pele e por simples esporte. Antes da matança estima-se que havia cerca de 50 milhões de búfalos nas grandes planícies norte-americanas. Os governos americanos do século passado pouco fizeram para desestimular a matança de búfalos, que destruiu muitas tribos de aborígenes ao privá-las de sua principal fonte de alimento.
Diferentemente do gado bovino, os búfalos estão bem adaptados para sobreviver nas mesetas (pequenos planaltos). Esses gigantes hirsutos são capazes de desembaraçarem-se da neve com suas cabeças. Durante as tempestades de neve atrasam os partos. São nômades e capazes de correr a uma velocidade de quase 50 quilômetros por hora.
A carne de búfalo tem menos gordura do que a de vaca e a criação de bisões se difundiu amplamente. Os índios estão ampliando os rebanhos nas reservas. Imprescindíveis para a religião e tradições dos índios, o retorno do búfalo também poderia fortalecer sua economia.

Texto Anterior: A distância do objeto influi na nitidez da sua sombra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.