São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios bombardeiam refugiados

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma bomba lançada pelos sérvios da Bósnia contra um campo de refugiados muçulmanos matou pelo menos seis pessoas, no mais violento dia de combates no país nas últimas semanas.
O aumento da violência já era, até certo ponto, esperado. Sérvios e muçulmanos se comprometeram na semana passada a iniciar um cessar-fogo amanhã. Por isso, as duas partes tentariam, até lá, conquistar o máximo de território.
Zivinice, o campo atacado, fica perto da cidade de Tuzla, em poder dos muçulmanos. Segundo o governo bósnio (muçulmano), os rebeldes sérvios lançaram um ataque deliberado contra alvos civis.
Cerca de mil refugiados, provenientes das cidades de Zepa e Srebrenica (conquistadas pelos sérvios neste ano), vivem no campo.
As vítimas são quatro crianças e duas mulheres. Segundo observadores da ONU, o número de mortos pode chegar a dez.
A base da ONU no aeroporto de Tuzla também foi atacada. Foram seis bombardeios, segundo o porta-voz Jim Landale. Soldados do Paquistão servem na área. Não houve feridos -os mísseis chegaram a, no máximo, 300 metros das instalações.
Segundo Landale, os ataques ficaram nos limites da "área protegida" instituída pela ONU em Tuzla. A Otan, aliança militar ocidental, que apóia os bósnios na guerra, foi convocada a retaliar os ataques (leia texto ao lado).
O bombardeio aconteceu por volta de 14h (10h em Brasília). Cerca de duas horas e meia depois, a TV bósnia noticiou um novo ataque, na cidade de Tesanjka.
Ao menos duas pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas -entre elas dez crianças. Foram mostradas imagens de civis sendo levados para o hospital da cidade.
Os croatas da Bósnia (aliados dos muçulmanos) também anunciaram ter sofrido ataques, embora não tenham precisado o número de vítimas. Dois aviões sérvios teriam feito a ação.
Segundo a agência de notícias "Hina, vilarejos ao longo do rio Usora foram atacados por sérvios, deixando dezenas de civis feridos e vários mortos. A ONU não confirmou o ataque.
O rio Usora tem importância estratégica para que croatas e muçulmanos ataquem a cidade de Doboj (norte), em poder dos sérvios. A área, supostamente atacada ontem, fica próxima ao monte Ozren, onde tropas do governo enfrentaram os rebeldes nas últimas semanas.

Texto Anterior: Renuncia chefe da polícia chilena; Ieltsin decide dimtir procurador-geral; EUA negam prisaõ do Unabomber; Morto ex-governador na Colômbia; Philip Morris paga festa de Thatcher; Pesquisa dá a Clinton aprovação record; Elizabeth não perdou Fergie, diz jornal
Próximo Texto: Cessar-fogo pode falhar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.