São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

De boné no Planalto

DE BONÉ NO PLANALTO

Nada parece mais contrastante: lado a lado, no Palácio do Planalto, o supremo mandatário do país e representantes do Movimento Nacional dos Meninos de Rua.
Na semana passada, o presidente vestiu o emblemático boné dos garotos, e estes lhe fizeram pedidos sensatos: escolas de qualidade e boa infra-estrutura, com atendimento médico, segurança e boas condições sanitárias, e professores bem pagos. Solicitaram, também, que se faça cumprir seu estatuto. FHC disse que o governo trabalha justamente para isso.
Foram todos descansar em paz. Ou quase todos. Desmontados os palcos em que se passam as cenas do bom marketing político, cerca de 7 milhões de crianças e adolescentes brasileiros voltarão ao trabalho para ajudar na renda familiar.
A maioria estará abandonando a escola antes da quinta série. Os noticiários registrarão diariamente novos episódios em que se meteram: prostituição, tráfico de drogas, trabalho escravo, pequenos delitos e grandes crimes, na roda-viva do cotidiano desafortunado.
É até alentador que a ``cara" dos menores abandonados possa ser mostrada agora no cenário das grandes decisões nacionais. Talvez a cena pouco ortodoxa de Brasília ajude a diminuir um pouco o estigma da marginalidade cravado nas crianças de rua. Mas elas precisam de mais do que boas intenções.

Próximo Texto: Moedas podres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.