São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobrás terá de explicar gastos de R$ 50 milhões com petroleiros

FRANCISCO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A Sest (Secretaria de Controle da Empresas Estatais), órgão do Ministério do Planejamento, enviou na última sexta-feira um pedido de esclarecimentos ao MME (Ministério das Minas e Energia) sobre o pagamento, pela Petrobrás, de participação nos lucros aos seus empregados nos meses de julho, agosto e setembro de 95.
A assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento informou à Folha que a Sest não foi comunicada sobre o pagamento.
O órgão quer agora saber se se tratava de algo sujeito ao seu controle ou se o desembolso está nos limites da autonomia da empresa. O pagamento somou cerca de R$ 50 milhões a título de participação nos lucros do ano de 1983.
Após a greve de 31 dias feita por seus empregados em maio/junho deste ano, a Petrobrás decidiu, entre outras medidas, antecipar o pagamento do ano em curso, dando a ele o nome de PL-83.
Segundo o superintendente de Recursos Humanos, José Lima de Andrade Neto, a medida teve o objetivo de ``pacificar" a empresa após a greve.
O pagamento foi dividido entre os meses de julho (40%), agosto (30%) e setembro (30%), e extensivo a todos os cerca de 47 mil empregados da estatal, segundo Lima, por determinação do Tribunal Superior do Trabalho de 1988.

Texto Anterior: BC está perto de solucionar caso Conepar
Próximo Texto: PF tem 400 processos de fraudes contra o INSS parados em Alagoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.