São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinzeiro sujo dá multa a restaurante

CLAUDIO AUGUSTO; ROGER MODKOVSKI
DA REPORTAGEM LOCAL

A fiscalização antifumo da Prefeitura de São Paulo multou anteontem o restaurante Ilha das Flores, no Morumbi (zona oeste), por ter pelo menos um cinzeiro com restos de cigarro.
Segundo Sérgio Moraes Petini, fiscal da Coati (Coordenadoria de Orientação, Assistência, Treinamento e Inspeção, órgão da Secretaria Municipal do Planejamento que aplica o decreto), havia três cinzeiros cheios nas mesas do restaurante.
Os clientes ainda estavam às mesas. Como não fumavam quando os fiscais chegaram, não foram multados.
Segundo o proprietário do restaurante, Carlos Fordiani, havia só um cinzeiro, sobre uma mesa desocupada. As cinzas seriam do cigarro de um cliente que começou a fumar, mas parou ao ser advertido por um garçom.
``O cinzeiro não foi limpo antes porque o movimento estava grande e não houve tempo", disse Fordiani, que vai recorrer da multa. ``Nós tínhamos os cartazes e estamos cumprindo o decreto."
Para o fiscal Petini, não há problema em autuar o restaurante sem ter flagrado alguém fumando.
``Havia pelo menos quatro tocos de cigarro em cada cinzeiro", disse. ``Era suficiente para multar."
A fiscalização percorreu 18 restaurantes no domingo durante o horário de almoço, no Morumbi, na av. Professor Francisco Morato (zona oeste) e em Santo Amaro (zona sul). O Ilha das Flores foi o único estabelecimento autuado.
Foi a primeira blitz feita em um fim-de-semana desde o começo da fiscalização, há duas semanas.
Ontem, no horário de almoço, foram fiscalizados 14 restaurantes da Mooca (zona leste). Nenhum foi multado. À noite, segundo a Coati, não haveria fiscalização.

Liminar
O restaurante Baby Beef Rubayat conseguiu na sexta-feira uma liminar contra o decreto, que protege das multas o restaurante e os clientes.
(Claudio Augusto e Roger Modkovski)

Texto Anterior: Primeiro inscrito para esterilização gratuita é motorista desempregado
Próximo Texto: Ilha das Flores é fechado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.