São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voyeurismo kitsch

MARIA ERCILIA
DA REPORTAGEM LOCAL

É hoje o evento do aniversário de dez anos do Media Lab. O laboratório de mídia do Massachussetts Institute of Technology (EUA) vem coletando histórias, imagens e sons relacionados à Internet. Hoje uma equipe de editores e hackers (sic) vai selecionar e colocar na rede o melhor desses bits.
A página do projeto ``Instantâneos do Mundo Digital" (http://www.1010.org) abrange os seguintes temas: privacidade, expressão, infância, gerações, riqueza, fé, corpo, lugar, línguas, meio ambiente.
Tudo muito bonitinho. Os temas são interessantes, a organização do evento avisa que os participantes estão escrevendo um livro comunitário, que ``estamos todos pintando na mesma tela" e que o Media Lab está tirando uma ``foto do cyberspace". O projeto segue a linha de tantos outros do Media Lab, como o WebHound e o Ringo. São tentativas espertinhas de aproveitar a energia bruta da Internet e a boa disposição de anônimos que têm tempo de preencher questionários e enviar colaborações.
O Ringo é um programa que ``recomenda" músicas ao usuário baseado em perfis de outros usuários supostamente semelhantes.
O WebHound faz mais ou menos a mesma coisa com páginas de Web. São maneiras de editar contribuições espontâneas e canalizá-las para o lucro de alguém. A base de dados fica lá esperando e próprio usuário a alimenta gratuitamente.
Ora, pode-se argumentar que os participantes desses eventos não estão perdendo nada e ainda podem ter a chance de aparecer num livro. Só que o Media Lab está sendo patrocinado, só para este projeto, pela Kodak, Intel, America On Line, Nynex e mais uns quatro ou cinco pesos-pesados.
No entanto, o URL (endereço de Web) do ``Instantâneos do Cyberspace" é http://www.1010.org, e org significa organização não-lucrativa. Só se for não-lucrativa para quem usa...
E por que esse tipo de evento me lembra tanto aqueles dias em que as professoras deixavam os alunos fazerem pinturas pavorosas nos muros do colégio, para ``soltar a criatividade"?

Auditório na Internet
Na sexta-feira, dia 13, acontece um evento semelhante ao do Media Lab. A emissora de TV NHK vai fazer uma transmissão experimental integrando televisão e Internet. Haverá conexões ao vivo em cem lugares do mundo com a rede.
Esta terceira tentativa de TV interativa da NHK se chama, apropriadamente, SimTV3. Vai incluir reportagens sobre as ``últimas tendências" da Internet, um concurso de beleza... Além disso, os participantes podem entrar na categoria ``ambientes", enviando fotos do lugar em que vivem, ou ``um dia na sua vida", mostrando como vivem ``das nove da manhã às oito da noite". Vai saber porque a NHK não está interessada no que as pessoas fazem depois das oito...
Pensa que acabou? Ainda tem a série ``momentos", em que você pode obviamente enviar uma foto de um dos melhores momentos de sua vida.
Parece programa de auditório, só que pior. Se mesmo assim você quiser dar uma olhada, aí vai o URL: http://www.nhk.or.jp.
Quem precisa desse voyeurismo kitsch? São tentativas de organizar uma comunidade ``fake" onde já existe uma genuína e funcionante. Fala-se tanto no potencial alienante dos computadores, mas a indústria do entretenimento é que inventou a alienação em grande escala.
Se ao menos os laboratórios se limitassem a fazer pesquisas e as TVs, a produzir programas.

WebTV
Falando nela... vem aí a WebTV. O presidente da Oracle, Larry Ellison, anunciou que sua empresa comercializa a partir do ano que vem um aparelho de US$ 500, para transmissão de vídeo via Internet.

O e-mail de NetVox é netfolha sol.uniemp.br

Texto Anterior: CD belga reúne percussão brasileira
Próximo Texto: netnotas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.