São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan reage e destrói alvo sérvio em Tuzla

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Otan reagiu ontem aos ataques sérvios contra civis no domingo. Posições sérvias no norte da Bósnia foram atingidas.
A ONU havia pedido a intervenção da aliança militar ocidental anteontem, após os bombardeios sérvios à região de Tuzla, mas o mau tempo impediu a ação.
Os sérvios mantiveram os ataques ontem pela manhã. Um soldado norueguês a serviço da ONU foi morto por um míssil.
O comando da Otan em Nápoles (sul da Itália) disse que seis aviões F-16 norte-americanos lançaram dez bombas guiadas por laser sobre um posto de comando sérvio.
Os bósnios também responderam aos ataques sérvios -a violência nos últimos dias se acentuou, porque ambas as partes tentavam ganhar território antes do fracassado cessar-fogo.
A ONU disse que os bósnios tomaram Mrkonjic Grad, mas que os combates na cidade continuavam. A cidade tem importância estratégica para as duas partes e fica em um entroncamento rodoviário na estrada que liga Sarajevo a Bihac.
Houve batalhas também em Klujc e Bosanska Krupa. Várias estradas foram interrompidas, prejudicando o transporte dos feridos.
Duas pessoas morreram e dez ficaram feridas pela artilharia sérvia na Croácia. O primeiro ataque aconteceu em Djakovo, 20 km ao norte do território sérvio da Bósnia deixando um morto e um ferido.
As outras vítimas estavam em Okucani, segundo informou a rádio estatal croata.
Houve ataques sérvios a outras cidades croatas -Novska, Nova Gradiska e Zupanja-, sem vítimas. Uma estrada paralela à fronteira foi danificada.
A ONU disse que os sérvios voltaram a fazer expulsões em massa no norte da Bósnia. "Nos últimos quatro ou cinco dias, 3.500 pessoas deixaram Banja Luka, Prijedor, Sanski Most e Bosanski Novi", disse Kris Janowski, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados.

Texto Anterior: Bósnios decidem boicotar cessar-fogo
Próximo Texto: Rússia suspende saída da Tchetchênia; Promotor de Andreotti quer incluir mortos; Republicano prefere Dole, diz pesquisa; Zedillo nega ligação com o cartel de Cali; Espanha julga 7 em intoxicação por óleo; Papa vai lançar texto sobre anti-semitismo; Argélia mata 25 opositores, diz rádio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.