São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia suspende saída da Tchetchênia; Promotor de Andreotti quer incluir mortos; Republicano prefere Dole, diz pesquisa; Zedillo nega ligação com o cartel de Cali; Espanha julga 7 em intoxicação por óleo; Papa vai lançar texto sobre anti-semitismo; Argélia mata 25 opositores, diz rádio

Rússia suspende saída da Tchetchênia
Os negociadores russos suspenderam a retirada de tropas da república separatista da Tchetchênia, prevista no acordo de 30 de julho. Rebeldes tchetchenos disseram que, no final de semana, 30 pessoas morreram em ataques de russos a dois povoados. Na sexta passada, o comandante russo na região, Anatoli Romanov, sofreu atentado.

Promotor de Andreotti quer incluir mortos
A promotoria do julgamento do ex-premiê italiano Giulio Andreotti pediu que declarações de pessoas já mortas sejam aceitas como provas. Entre os documentos estariam confissões de primos de Andreotti e dos ex-mafiosos Nino e Ignazio Salvo. O ex-premiê teria se encontrado com o chefão da Máfia Salvatore "Totò" Riina.

Republicano prefere Dole, diz pesquisa
Pesquisa entre eleitores republicanos de New Hampshire (nordeste dos EUA), onde se realiza a primeira eleição primária da campanha presidencial de 1996, mostra o senador Bob Dole com 35% das preferências, contra 9% para Pat Buchanan e 7% para o empresário Steve Forbes. Com a inclusão do general Colin Powell, Dole tem 38% das intenções, e Powell, 31%.

Zedillo nega ligação com o cartel de Cali
O governo mexicano negou as acusações da revista colombiana ``Cambio 16" de que o presidente do país, Ernesto Zedillo, recebeu dinheiro do cartel de Cali (grupo de traficante de drogas da Colômbia) na sua campanha à Presidência, em 1994. A revista cita funcionários da DEA (a agência antidrogas dos EUA).

Espanha julga 7 em intoxicação por óleo
A Espanha começou o julgamento de sete ex-funcionários do governo acusados de negligência e de crimes de saúde pública. Eles teriam sido os responsáveis, em 1981, pela venda de óleo industrial contaminado com rótulo de óleo de cozinha. O governo atribui ao incidente 435 mortes. Os acusados podem ser condenados a oito anos de prisão e a pagar indenização.

Papa vai lançar texto sobre anti-semitismo
Uma encíclica do papa João Paulo 2º sobre o Holocausto e o anti-semitismo será publicada nos próximos meses, disse a agência "France Presse". O papa falou sobre a encíclica quando se encontrou com líderes judaicos de Nova York. A Igreja Católica deve reconhecer que ``o pensamento católico contribuiu para o anti-semitismo".

Argélia mata 25 opositores, diz rádio
Forças de segurança da Argélia mataram 25 membros de um grupo militante islâmico de oposição na região de Sidi Bel Abbes (oeste), segundo uma rádio monitorada pela BBC. De acordo com as forças de segurança do país, os militantes seria responsáveis por inúmeros assassinatos e de sabotagens.

Texto Anterior: Otan reage e destrói alvo sérvio em Tuzla
Próximo Texto: Peronistas perdem as eleições locais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.