São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças sem terra realizam manifestações

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS E EM PORTO ALEGRE

Filhos de trabalhadores sem terra realizaram ontem em Florianópolis (SC) uma passeata pelo centro da cidade, reivindicando educação e saúde para as crianças.
As crianças participam do 1º Congresso Infantil em Áreas de Assentamento e Acampamento do Estado, organizado pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Elas pediram também reforma agrária.
O garoto Itacir Pereira, 13, mora num assentamento e tem que caminhar por dia dois quilômetros para chegar à escola. Ele disse que se sente bem em relação a muitas crianças dos acampamentos, que não têm escola.
``Nossos direitos estão na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente, mas não são cumpridos", afirmou Itacir.
Ontem, em Porto Alegre, cerca de 120 crianças e adolescentes de assentamentos e acampamentos no Rio Grande do Sul levaram reivindicações ao governo. Elas participaram, em Porto Alegre, do 2º Congresso Infanto-Juvenil do MST. Uma das reivindicações é a implantação de uma escola ambulante para 250 crianças num acampamento do interior do Estado.
A procuradora da República Ieda Lamaison acompanhou as crianças e propôs à Secretaria da Educação uma reunião quinzenal para verificar o andamento das reivindicações. A primeira reunião ficou marcada para o dia 18. À tarde, os filhos dos assentados e acampados redigiram, em grupo, a carta ``Das crianças do campo para as crianças da cidade".

Texto Anterior: Presidente do Incra pede apoio de Sarney a projetos do governo
Próximo Texto: Brizola ataca conversações PT-governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.