São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco do Brasil é fraudado em R$ 155 mi

MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

Um ex-gerente bancário e dois empresários foram presos ontem sob a acusação de participar de um esquema que fraudou em R$ 155 milhões o Banco do Brasil. Um terceiro empresário está foragido.
As fraudes se referem a 499 empréstimos feitos pela agência do banco de Jundiaí (60 km a noroeste de SP). Essas operações foram feitas sem garantias e envolvem 46 empresas, segundo a superintendência regional do banco.
As irregularidades foram descobertas em março passado. Em maio, o gerente Carlos Alberto Albiero foi demitido.
``Iniciamos auditoria para reunir provas das irregularidades", disse Wolney Ferreira, 49, superintendente do banco em São Paulo.
``Entre outras coisas, não havia garantia para o pagamento dos empréstimos", disse.
Além do gerente, outros dez funcionários da agência foram punidos administrativamente. O Banco do Brasil entregou a documentação da auditoria para a Justiça de São Paulo, que decretou a prisão temporária dos acusados da fraude.
O empresário José Roberto Di Francisco foi preso no escritório de sua empresa de factoring, na zona sul de São Paulo.
``Não sei por que estou preso. Tudo o que disserem sobre mim não é verdade", disse Francisco. O ex-gerente foi preso em Jundiaí. Seu advogado, Tarcísio Germano de Lemos, 65, disse que estava verificando a legalidade da prisão.
O empresário Osvaldo Cavalcanti Maciel foi preso na sede de sua empresa, também na zona sul. A Folha o procurou no Depatri (Departamento de Investigações de Crimes Contra o Patrimônio), mas ele não quis dar entrevista.
O empresário Domingos Rosólia Neto, outro acusado, está em Miami (EUA). A Justiça vai decretar a quebra do sigilo bancário e o sequestro dos bens dos acusados.

Texto Anterior: Pareja manda carta com desculpas
Próximo Texto: Setúbal comanda mudança da Paulista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.