São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Califórnia aumenta punição a estupro; França vai fazer novo aeroporto em Paris; Japão pede desculpas por sangue com HIV; A FRASE; Nobel da Paz volta a liderar partido; Demissão pode ter causado ataque a trem

Califórnia aumenta punição a estupro
O governador da Califórnia, Pete Wilson, aprovou uma lei segundo a qual presos condenados por crimes sexuais que forem considerados perigosos terão de ficar detidos por pelo menos dois anos depois de cumprida a pena. Eles ficarão presos até um juiz considerá-los capazes de sair. A lei entra em vigor em 1º de janeiro de 1996.

França vai fazer novo aeroporto em Paris
A França anunciou ontem que vai construir um terceiro aeroporto na região de Paris (capital). O país pretende diminuir o congestionamento de vôos no aeroporto internacional Roissy-Charles de Gaulle. O outro aeroporto da região, Orly, é usado principalmente para vôos domésticos. O plano prevê a construção de duas novas pistas no Charles de Gaulle, mas proíbe a construção de uma terceira.

Japão pede desculpas por sangue com HIV
O Japão pediu desculpas formais aos hemofílicos que contraíram o vírus da Aids (HIV) por causa de sangue contaminado que foi importado no início dos anos 80. Cerca de 310 hemofílicos contraíram o HIV na época, dos quais 91 já morreram. Os contaminados pedem indenização.

A FRASE
``Se vêem tantas coisas estranhas hoje em dia. Quem imaginaria que o primeiro-ministro apareceria aqui?"
(José Manana, porteiro do hospital do Faro, de Lisboa, que impediu a entrada do premiê Aníbal Cavaco Silva para visitar seu filho. Manana alegou que Cavaco não tinha documento de identidade. O porteiro foi demitido.)

Nobel da Paz volta a liderar partido
Aung San Suu Kyi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1991, reassumiu a liderança da Liga Nacional para a Democracia de Myanma (ex-Birmânia). Ela foi posta em liberdade em julho, após seis anos de prisão. Pela lei birmanesa, o governo deve referendar a decisão.

Demissão pode ter causado ataque a trem
Agentes do FBI (a polícia federal dos EUA) disseram que pistas sugerem que um empregado demitido pela empresa Amtrak pode ter sido o responsável pelo descarrilamento de um trem no Arizona (sudoeste dos EUA) ocorrido na segunda-feira. Uma pessoa morreu no incidente. A informação é do jornal ``The Los Angeles Times". O FBI investiga a possibilidade de um atentado cometido por um grupo radical de direita.

Próximo Texto: Estudos de ozônio ganham Nobel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.