São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU diz que Iraque mentiu sobre armas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O diplomata da ONU responsável pelo desarmamento do Iraque, Rolf Ekeus, disse que os iraquianos enganaram os inspetores da ONU e que o país conseguiu mais avanços em seus armamentos do que mostrou para a organização.
A desativação das armas de destruição em massa é uma das condições para que a ONU levante o embargo ao país, iniciado com a invasão do Kuait, em 1990.
A conclusão da comissão especial responsável pelas armas iraquianas, presidida por Ekeus, foi de que o Iraque escondeu atividades militares proibidas, entre elas um programa de armas biológicas, testes de ogivas de mísseis com armas químicas e trabalhos para o desenvolvimento de uma bomba nuclear.
Um diplomata e ex-assessor do presidente Saddam Hussein fugiu para o Reino Unido, segundo opositores do governo. O desertor teria pedido para não ser identificado. Ele teria marcado uma entrevista coletiva hoje para revelar por que teria deixado o Iraque.

Texto Anterior: OLP amplia autoridade na Cisjordânia
Próximo Texto: OS VENCEDORES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.