São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
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Direitos da criança; Congresso; Veneno antiliberal; Lesbian chic; Maratona; Slogan antigo; Futebol

Direitos da criança
``Parabenizamos a Folha pelo tratamento dado ao tema criança na semana em que se comemora o Dia da Criança. No domingo, o tema foi manchete de quase todos os cadernos, respeitando a criança como cidadã de direitos. É disso que nossa infância necessita: respeito e direitos reconhecidos!"
Ana Maria Wilheim, superintendente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (São Paulo, SP)

``O projeto `Solidariedade no Pedágio' converte meninas e meninos excluídos, ou nunca incluídos, seres humanos inocentes e dependentes, em objeto material, como produtos expostos em vitrines para atração do consumidor. É difícil uma desvalorização maior que essa, decretada por autoridades inebriadas pela volúpia da publicidade e do marketing político."
Carlos Eduardo Pellegrino Di Pietro, coordenador da Subcomissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-SP (São Paulo, SP)

Congresso
``Constatei com preocupação, na edição de domingo da Folha, que a opinião pública sobre o Congresso piorou muito ao final de nove meses de trabalho. Em dois artigos publicados recentemente, coloquei nas minhas frustrações de neófito na Câmara as razões que inevitavelmente levariam a isso: excesso de medidas provisórias (pior que decreto-lei) e falta de discussão; açodamento na aprovação das propostas de emendas à Constituição, que não são analisadas, mas somente votadas por um Congresso submisso, porque cooptado pelo governo que distribui cargos (públicos) e favores (com recursos do contribuinte) no velho estilo repudiado pelo país que pintou a cara e expulsou um presidente. Há, entretanto, no Congresso, um número considerável de deputados e senadores éticos, sérios, com condições e vontade de contribuir para o desenvolvimento do país e o aprimoramento da sua democracia. Basta que o governo passe a respeitar a Casa, permitindo e até exigindo do Congresso o cumprimento do seu papel, e que a imprensa informe corretamente, e não preconceituosamente, o que ocorre naquela Casa."
José Aristodemo Pinotti, deputado federal pelo PMDB-SP (São Paulo, SP)

Veneno arquiliberal
``Sou cliente do Banespa há dez anos, depois de, ainda estudante, ter sido maltratado por um banco privado que me exigia rendimento superior ao que eu tinha. Hoje estou satisfeito com os serviços do meu banco estatal. Não estou nada satisfeito, no entanto, em ter sido ofendido pelo vetusto e nada venerável deputado Roberto Campos (Folha, 8/10, pág. 1-14). Como brasileiro de `boa jaça', me incomoda também o desmerecido destaque que os meios de comunicação, a Folha entre eles, dispensam a uma figura que há décadas não diz nada de novo. A Folha bem poderia ser mais democrática e criativa, e dividir o espaço dominical da pág. 1-4 entre o venenoso arquiliberal e algum comunista histórico, como por exemplo João Amazonas. Quem sabe assim, finalmente, poderíamos aproveitar algo desse espaço."
José Augusto Vasconcellos Neto (Campinas, SP)

Lesbian chic
``Considerando a declaração de Otavio Frias Filho de que para ele `Deus não existe', sua posição sobre sexualidade é compreensível. Impossível aceitar é o padre Trasferetti dizer que a Bíblia não condena o homossexualismo. Padre, acrescente ao seu currículo de teologia em Roma um pouco de leitura bíblica. Que tal Levítico 18:22 e Romanos 1:18-32?"
Antonio de Oliveira Faria (São Paulo, SP)

Maratona
``Sugiro que, na próxima vez, a maratona seja programada para passar em frente à casa do sr. prefeito. Aqui em Pinheiros causou grandes transtornos e aborrecimentos aos moradores."
Maria Helena Isnard (São Paulo, SP)

Slogan antigo
``Há uma informação imprecisa na coluna Joyce Pascowitch de 7/10. A nota `Tubo' se refere à campanha publicitária assinada pelo sr. Nelson Biondi para a Prefeitura de São Paulo, referente à inauguração do túnel Ayrton Senna. A coluna informa que a frase `Tá com pressa, passa por baixo' é uma idéia do sr. Biondi. Na verdade, esse mesmo tema já havia sido criado e utilizado, em 1990, pela Prefeitura de São Paulo, na campanha de inauguração do túnel do Anhangabaú, na gestão Luiza Erundina. À época, eu trabalhava como redator na MPM Propaganda, no grupo de criação que atendia à conta da prefeitura. Tive a idéia do `Tá com pressa, passa por baixo'. A campanha foi composta de um outdoor, um anúncio de meia página de jornal e um comercial para a TV. As peças foram aprovadas pelo sr. Francisco Malfitani, que respondia pela comunicação da prefeitura. O outdoor foi premiado na 16ª edição do Anuário do Clube de Criação de São Paulo, publicado em 91."
Ricardo Amaral (São Paulo, SP)

Resposta da colunista Joyce Pascowitch - A informação foi passada por Rose Vitaly, assessora da Secretaria de Vias Públicas. Procurado, o publicitário Nelson Biondi afirmou não se lembrar da antiga campanha, alegando tratar-se de uma coincidência.

Futebol
``A propósito da polêmica Pelé x Maradona, acho que o centro do debate é o futebol dos anos 60 contra o futebol dos anos 80. Reinados de Pelé e Maradona, respectivamente. Parece-me lógico que o futebol dos anos 80 é mais competitivo, mais marcador, mais violento. Um jogador que se mantém em evidência nestes anos é melhor do que qualquer outro jogador em outros anos."
Badger Vicari (Francisco Beltrão, PR)

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