São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Basse-Terre satisfaz aventureiros

CLAUDIO GARON
DO ENVIADO ESPECIAL A GUADALUPE

Primeira região ocupada pelos europeus em Guadalupe, a Basse-Terre é atualmente um centro de turismo ecológico.
Nessa ilha, diversas empresas oferecem opções de aventura. Entre elas estão passeio em jipe, caminhada na floresta, canoagem e caminhada pelos rios.
A melhor forma de visitar a ilha é alugar um carro. Para atravessar o rio Salée, siga até Sainte-Marie, onde um monumento comemora a chegada de Cristóvão Colombo.
Na altura de Sant-Sauveur, vire à direita e siga pela l'Habituée até o pé das impressionantes cascatas de Carbet. As três quedas renderam a Guadalupe o título de "ilha das belas águas.
Sobre as cascatas, Colombo disse nas memórias de sua segunda viagem à América que alguns de seus companheiros se perderam na floresta ao tentar chegar a elas.
A primeira tem 115 metros de altura e é a mais alta das Pequenas Antilhas. A seguinte tem 110 metros e pode ser alcançada após uma caminhada de cerca de 20 minutos a partir do estacionamento.
Depois das cascatas e do vilarejo de Bananier, siga até Trois-Rivières e visite o parque arqueológico, que guarda vestígios de uma civilização pré-colombiana.
Ao subir a estrada para o vulcão, é possível observar vapores sulfúricos subindo do chão já na altura de Savane-à-Mulets.
Já do lado norte da Basse-Terre, o principal destaque fica por conta do Parque Natural. A primeira parada no parque pode ser na cascata dos Écrevisses, talvez a de mais fácil acesso em toda a ilha.
Além da queda d'água de sete metros, o local tem uma pequena piscina natural que permite saltos.
A seguir vá até Sainte-Rose, onde estão vários restaurantes e a destilaria Domaine de Séverin, que oferece visitas guiadas e degustação do rum.

Texto Anterior: Chez Clara resume a tradição créole
Próximo Texto: Grande-Terre reflete imagem das Antilhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.