São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Praias e museus são atrações de Maceió

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha publica neste domingo o terceiro fascículo dos ``Roteiros Turísticos Fiat/Folha - Brasil", uma coleção auto-encadernável sobre as mais atraentes localidades turísticas do território nacional.
No terceiro fascículo, que destaca algumas cidades do Nordeste, o leitor poderá encontrar informações sobre as principais praias de Maceió, a capital de Alagoas.
A seção ``Vale a Pena" mostra ao leitor as particularidades das praias de Pajuçara, Ponta Verde, Sobral, Jatiúca e Pontal da Barra.
Além dessas localidades no litoral da capital, o terceiro fascículo destaca ainda outras praias do Estado, como São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Passo de Camaragibe.
Sobre Camaragibe, que fica a 64 km de Maceió, um texto descreve ao leitor o pequeno povoado feito de taipa e sapé. Coqueirais, rios, lagoas, manguezais e as praias da Barra de Marceneiro e do Morro são notadas, também na mesma região, por sua natureza selvagem e águas claríssimas.
Além das atrações naturais de Maceió, são destacados também aspectos culturais da cidade, como suas igrejas: a catedral de Nossa Senhora dos Prazeres e as igrejas Bom Jesus dos Martírios e de Nossa Senhora do Livramento, erguida no início do século.
Mas os museus de Maceió também são mostrados. Entre eles, o museu de arte Pierre Chalita, que possui em seu acervo imagens e quadros de arte sacra e profana dos séculos 17, 18 e 19, de artistas brasileiros e internacionais.
Outro conhecido museu da cidade é o Museu Histórico e Geográfico, que traz inúmeras peças de arqueologia e de etnografia indígena amazônica.

Fernando de Noronha
Outro destaque desse terceiro fascículo é o arquipélago de Fernando de Noronha.
Um texto explicará ao leitor qual a melhor maneira para explorar as 16 praias que fazem parte da ilha principal. Ao todo, o arquipélago é formado por 21 ilhas.
A seção ``Vale a Pena" trará uma seleção do melhor serviço que o turista pode encontrar em todo arquipélago, desde algumas chamativas heranças arquitetônicas do passado colonial até os melhores passeios e particularidades das praias da principal ilha.
Na Vila dos Remédios, por exemplo, é possível encontrar um forte construído em 1737 sobre as ruínas de uma fortaleza holandesa de 1629.

Texto Anterior: Agenda de Hillary ainda está indefinida
Próximo Texto: Loyola defende queda gradual dos juros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.