São Paulo, sábado, 14 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diplomata afirma que passa por dias tristes

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A diplomata Andréia Rigueira David, 43, disse ontem à Folha que passa ``dias tristes e dias melhores". ``Ainda não tive coragem de olhar minhas mãos", disse ela, que deve voltar na próxima semana ao Hospital de Base de Brasília para trocar os curativos.
Andréia disse na quarta-feira ao delegado Mário Nakasa, ao prestar depoimento, que ele estava ``chegando tarde". O depoimento havia sido marcado para terça-feira.
Ela também acha que sua secretária, Maria Rosa Rodrigues, deveria ter feito um retrato falado para a polícia, tentando descrever a pessoa que entregou a bomba.
Maria Rosa foi ouvida pela polícia só três dias depois do atentado. Disse que estava com dor de cabeça no dia da explosão e não prestou atenção na pessoa.
Andréia não percebeu, ao abrir o pacote, que não havia identificação do remetente. ``Foi uma bobagem", diz. Ela acha que o crime não foi pessoal e sim dirigido ao Itamaraty. A diplomata afirmou que não tem elementos para dizer se o autor do atentado foi o ex-oficial de chancelaria Jorge Mirândola, único suspeito da polícia.
``Eu já havia visto as cartas de Mirândola, dirigidas a outras divisões. Eu nunca o conheci nem tratei de sua situação profissional", disse a diplomata. ``Há várias cartas com ameaças no serviço público, não só no Itamaraty. O mundo está cheio de loucos."
Ela não se lembra de ter visto o livro que segundo a PF estava nos destroços da bomba. Andréia afirma ter aberto um saco plástico transparente, dentro do qual havia uma caixa de cartolina parda.
Ela abriu a caixa pela lateral sem tocar em um envelope que estava colado. ``Se tivesse mexido no envelope, a explosão teria sido pior."

Texto Anterior: Senadora denuncia devastação a FHC
Próximo Texto: PF diz que livro pode não ser do Itamaraty
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.