São Paulo, sábado, 14 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lavradores ampliam ocupação de propriedade em Rio das Ostras

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Cerca de 200 agricultores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ampliaram há dois dias a área que ocupam na fazenda Cantagalo, em Rio das Ostras (170 km do Rio).
Os sem-terra já ocupam, há dois anos, 17 hectares da fazenda, desapropriada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em 1987.
Os 17 hectares foram demarcados pelo Incra neste ano. Os agricultores consideram a área insuficiente para as mais de 60 famílias que vivem na fazenda, e por isso ampliaram a área ocupada.
A fazenda tem mais de 1.700 hectares, disputados por grileiros. Outras 27 famílias de posseiros ocupam um pedaço da fazenda desde 1992. Emanuel Cancela, diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio, disse que os agricultores não pretendem sair do local enquanto não forem contactados por um representante do Incra.
Os sindicatos organizaram um fundo de R$ 2 mil para os sem-terra.

Texto Anterior: MST define prazo para governo assentar
Próximo Texto: Invasão é retomada em área que posseiros disputam com governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.