São Paulo, sábado, 14 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Cangaceiro 2' quer repetir êxito do original

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Começa a ser gravado no próximo dia 23, em Pernambuco, o remake de ``O Cangaceiro", clássico de Lima Barreto produzido em 1953, maior sucesso do cinema brasileiro no exterior.
A nova versão, produzida e dirigida por Aníbal Massaine, traz uma visão ``mais reflexiva" do cangaço, segundo definição do diretor e produtor. O filme tem estréia prevista para maio de 96.
O novo filme, disse Massaine, continua fiel à história original de Lima Barreto. ``Apenas foi ajustado para uma ótica dos dias de hoje", declarou.
A construção dos personagens muda, disse ele. Os limites entre o bem e o mal -claros no original- desaparecem no novo filme.
A personagem Olívia, interpretada na nova versão por Ingra Liberato, não é mais a professora sequestrada pelos cangaceiros, como criou Lima Barreto.
No filme de Massaine, Olívia é a sobrinha do prefeito e filha do presidente da Assembléia Legislativa da cidade de Ibicuí.
O ator Paulo Gorgulho foi escolhido para interpretar o cangaceiro Galdino Ferreira. Na primeira versão, o papel pertenceu a Milton Ribeiro. A atriz cearense Luíza Tomé será Maria e Alexandre Paternost, Teodoro.
Mais de 2.000 figurantes, entre atores e integrantes de grupos de dança e música regional, estão sendo selecionados pela produção.
Apesar de ``O Cangaceiro" estar sendo realizado num período em que outros projetos versam sobre o mesmo tema, Massaine diz não estar preocupado com a fidelidade histórica. ``O filme não será um painel do cangaço", afirma.
O diretor trabalha no projeto há cinco anos e espera que o remake, orçado em US$ 2 milhões, repita a trajetória do original, exibido em mais de 80 países e premiado em Cannes como melhor filme de aventura e melhor música.
``Não nego que tenho os olhos no exterior", disse o cineasta. Para isso, a produção de ``O Cangaceiro" associou-se à Paris Filmes.
A trilha sonora da refilmagem de ``O Cangaceiro" é assinada por Amilson Godoy (Zimbo Trio). Dominguinhos faz uma ponta e toca no filme. Ele é o sanfoneiro do bando de Zé Domingos.

Texto Anterior: Kurt Cobain retorna em livro e vídeo
Próximo Texto: ET's e discos voadores aparecem na moda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.