São Paulo, sábado, 14 de outubro de 1995
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ET's e discos voadores aparecem na moda

JACKSON ARAUJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma das tendências mais fortes da nova moda jovem são os ET's (extraterrestres) e os discos voadores, que aparecem na moda como um desdobramento da tendência cyber, com influências da cena tecno e suas músicas espaciais, chamadas de ambient music.
Já em 1938, os extraterrestres e suas naves espaciais viraram notícia. No seu programa de rádio ``Mercury on the Air" (mercúrio no ar), o diretor de cinema Orson Wells causou histeria na população de Nova York ao transmitir que a terra tinha sido invadida por marcianos.
A polêmica mais recente sobre ET's é o filme ``Incident at Roswell" (ainda inédito no Brasil), que virou hype ao mostrar a autópsia de um ser supostamente extraterrestre, encontrado num acidente com uma nave espacial perto do Novo Mexico em 1947. Cientistas que viram o filme duvidam de sua veracidade.
Na moda underground, a tendência está presente nas t-shirts da marca Mr. Underground, do programador visual Rogerio Hideki, 27, que criou estampas fluorescentes de foguetes, óvnis e ET's: ``O `space cyber' faz parte da vida atual", diz Hideki.
Colecionador de objetos espaciais, Hideki dá a dica: ``Basta entrar no Promocenter ou passar pela 25 de Março para encontrar bonecos e jogos de videogame relacionados com seres espaciais".
O estilista Martielo Toledo, 26, da marca mineira Salve Rainha, foi buscar inspiração no livro ``Eram os Deuses Astronautas?", do escritor suíço Erick von Duniken (68), para elaborar a coleção de verão ``After Jesus Chist" (depois de Jesus Cristo). Toledo também cita os filmes ``Jornada nas Estrelas" e ``Contatos Imediatos de Terceiro Grau" como referências fortes no seu trabalho.
A tendência aparece nas t-shirts com estampas de ET's e nos macacões de náilon como uniformes de viajantes interplanetários. ``Esta é a terceira coleção que traz elementos espaciais, na anterior fiz estampas de discos voadores", diz Toledo.
Outra adepta da tendência é a videomaker Ruth Slinger, 34. Por meio de texturas criadas em computador, Slinger consegue o que chama de ``efeito espacial" nos seus trabalhos em vídeo. ``Quando gravo as imagens das torres de TV e as luzes de São Paulo, dá pra imaginar que são naves espaciais", acredita.
No guarda-roupa, Slinger tem t-shirts com ET's e com a ``Astrogirl", a bonequinha-robô da Liquid Sky, marca de roupas descoladas de Nova York e uma das primeiras a investir no look espacial.
O hype espacial aparece também nas tatuagens. O promoter Roque Castro, 28, tatuou um disco voador no antebraço. ``Falta tatuar ainda estrelas e quem sabe um ET".
Na cena clubber, os adeptos da tecno music são os mais aficionados, chegando até a colecionar robôs, bonecos Power Rangers (seriado cult de TV) e espaçonaves antigas, que muitas vezes acompanham seus donos aos clubes.
É o caso de Mauricio Marques, 22 -o Pil do projeto Hell's. ``Meu pai nunca me deu os brinquedos que eu queria, hoje compro todos os que vejo na minha frente e tenho vários ET's e espaçonaves antigas em metal", diz Pil, que também coleciona luminárias em forma de foguete. Na capa do disco ``Mau Mau Alive", com lançamento previsto para segunda-feira, dia 16, o DJ Mau Mau lança também a ilustração do boneco M2, sua marca registrada. ``É uma jogada de marketing. Este símbolo vai estar presente em todos os meus projetos", declara.

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