São Paulo, sábado, 14 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Einstein influenciou o grupo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As conferências Pugwash foram criadas em 1957 com base em um manifesto dos cientistas Bertrand Russell (britânico) e Albert Einstein (germano-americano) em que eles advertiam contra o perigo das armas nucleares e pediam a união de todos os cientistas contra elas.
A primeira reunião do grupo aconteceu em 1957, na aldeia canadense de Pugwash (Canadá), e foi financiada pelo milionário canadense Cyrus Eaton.
Mesmo durante a Guerra Fria (a disputa política entre os governos comunistas e capitalistas, iniciada após a Segunda Guerra Mundial e encerrada no início dos anos 90), as reuniões do Pugwash continuaram a agregar cientistas de todos os países -praticamente a única oportunidade na época para encontros desse tipo.
As conferências Pugwash atuaram como mediadora nas negociações para os principais tratados mundiais para desarmamento: o tratado para o fim das provas nucleares firmado em 1963, o Tratado de Não-Proliferação nuclear, de 1968, e a Convenção sobre Armas Biológicas, de 1972.
Hoje, a organização tem cerca de 1.500 membros, e sua sede fica em Roma. A primeira reunião, há 38 anos, teve 22 participantes. A conferência deste ano aconteceu em Hiroshima (Japão).

Texto Anterior: Rotblat ajudou a fazer bomba
Próximo Texto: Juppé ataca os noruegueses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.