São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum sobre jornalismo começa na quarta

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de 320 pessoas pediram inscrição, até a semana passada, para participar do 2º Fórum Folha de Jornalismo e Mídia, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro no Hotel Transamérica, em São Paulo.
Cerca de 60% do público inscrito para o fórum é composto de executivos de empresas de comunicação, editores-chefes e jornalistas de todo o Brasil.
Os demais participantes são, em sua maioria, estudantes e professores das diversas áreas relacionadas à comunicação.
O 2º Fórum Folha de Jornalismo e Mídia será dividido, na quarta e quinta-feiras, em sete painéis.
O encontro tem a participação de cinco convidados internacionais, dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Argentina.
O organizador do evento, o ombudsman da Folha, jornalista Marcelo Leite, disse que o interesse pelo fórum é uma prova de ``sucesso".
As inscrições para o simpósio já estão encerradas devido à limitação de lugares no auditório do Hotel Transamérica.

Temas
Leite afirma que os temas das palestras foram escolhidos a partir dos principais pontos que vêm exercendo uma pressão transformadora sobre o jornalismo brasileiro e internacional nos últimos anos.
Dois blocos do fórum serão dirigidos, por exemplo, para discussões sobre o uso da informática no jornalismo.
Em um deles, o norte-americano Bill Dedman, diretor da agência ``Associated Press", falará sobre como a utilização de programas de computador pode aprofundar investigações jornalísticas por meio do cruzamento de diferentes informações.
O uso da informática para a distribuição de notícias fará parte do bloco ``Efeitos das novas tecnologias sobre jornais e serviços noticiosos".
O diretor de projetos especiais do serviço de notícias do jornal ``The New York Times", Patrick Vance, vai expor as transformações que novas tecnologias, como a mídia eletrônica -em que leitores consultam notícias em terminais de computador-, estão impondo ao jornalismo no mundo.
A opinião do governo sobre como os meios de comunicação tratam a cobertura das várias áreas do setor público deve ser transmitida pelo porta-voz da Presidência da República, Sergio Amaral, e comentada pelos colunistas da Folha Luís Nassif e Arnaldo Jabor.
Em entrevista à Folha na semana passada, Amaral adiantou que, em muitos casos, ``o governo não gosta de se ver tal como a imprensa o trata".

Serviço
Para os inscritos no fórum, o credenciamento será feito a partir das 8h do dia 18 de outubro, na abertura do evento, quando serão entregues crachás e aparelhos de tradução simultânea.
A locomoção para o Hotel Transamérica poderá ser feita em ônibus que sairá às 7h30 da sede da Folha, na al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, na quarta e quinta-feiras. Para usar o ônibus, o participante terá de mostrar a carta de confirmação da inscrição e, no segundo dia, o crachá.

Os convidados internacionais do 2º Fórum Folha viajam por cortesia da Vasp

Texto Anterior: NA PONTA DO LÁPIS
Próximo Texto: Governo desconhece número de funcionários e utiliza dados do PT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.