São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vítimas do Detran esperam na "Sala 4"

DA SUCURSAL DO RIO

O motorista Fernando Eduardo Pinto, 28, ganhou há três meses uma licença para ter um táxi em Araruama, a 98 km do Rio. Até hoje não pode dirigir o carro: não recebeu a carteira de motorista que renovou há um ano e nove meses.
Fernando Pinto está na fila mais temida do Detran-RJ: a fila da sala quatro, para onde vão pessoas que já percorreram todas as outras filas, tentando receber o novo documento.
Nesta sala funciona o Grupo de Pesquisa e Investigação de Cadastros, que investiga o destino de carteiras renovadas e nunca recebidas.
Os problemas mais comuns são carteiras sem registro, duas pessoas com o mesmo número de inscrição, formulários errados, documentos falsos fornecidos por auto-escolas ou despachantes e até carteiras falsas, compradas pelos motoristas.
A assessoria de comunicação do Detran-RJ informou que a nova direção do órgão encontrou 780 mil carteiras fantasmas, incluídas em algum desses casos.
Também motorista, Gilcimar Barcelos, 24, está na fila da sala quatro há um ano. Renovou a carteira, não recebeu e está desempregado, porque ninguém o contrata sem o novo documento.
Heleno de Castro, 39, torneiro mecânico, espera desde janeiro. Frederico M.S. Pinto, 45, aposentado, desde abril. Foram a todos os setores do Detran e souberam que não há registro de suas carteiras.
Fernando Pinto, Barcelos, Castro e Frederico Pinto estão entre as 500 pessoas que procuram diariamente a sala quatro. Quando entraram com o pedido de renovação, tinham esperança de receber o documento pelo correio, em 30 dias.
``Comecei assim, esperei oito meses e nada. Desisti, paguei de novo, e já se passaram mais treze meses. Se eu tivesse encontrado alguém a quem pudesse subornar para resolver isso, já estaria tudo resolvido", afirma Fernando Pinto.
A nova administração do Detran abriu duas auditorias para apurar o caso das carteiras fantasmas e está recadastrando motoristas. Em novembro, o órgão promete inaugurar um serviço com entrega imediata da carteira de motorista.

Texto Anterior: Governo desconhece número de funcionários e utiliza dados do PT
Próximo Texto: Tirar identidade pode demorar até um mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.