São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres ganham vagão exclusivo amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) começa a operar amanhã o primeiro trem de passageiros com vagões exclusivos para mulheres.
O ``expresso das mulheres" sai de Mauá, na Grande São Paulo, às 6h13, em direção à estação Luz (centro de São Paulo).
A medida foi tomada pela empresa para atender à reivindicação de um grupo de mulheres que vinha reclamando de molestamento sexual no interior dos trens.
As mulheres, do Clube de Mães de Mauá, recolheram cerca de 4.000 assinaturas nas estações do trecho entre Mauá e São Caetano do Sul pedindo a criação do vagão especial. O documento foi entregue à CPTM em 13 de setembro.
A iniciativa de organizar o movimento partiu da empregada doméstica Maria de Lurdes de Paiva, 34, e de seu marido, o motorista de táxi José Vicente de Paiva.
Lurdes foi vítima de molestamento sexual enquanto ia para o trabalho. Segundo ela, alguns homens se aproveitam da superlotação dos trens durante os horários de pico e chegam até a ejacular na roupa das mulheres.
A cobradora Cândida Januária, 51, usuária dos trens há 15 anos, diz já ter sofrido molestamento por pelo menos três vezes.
Algumas mulheres, com medo do assédio, carregam alfinetes e estiletes na bolsa. ``A gente usa para espetar os caras, porque não dá para aguentar", disse Lilian Silva Mendonça, 21.

Texto Anterior: Circuito conta com série de concertos
Próximo Texto: Para mulheres, uma plástica só não basta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.