São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americano ensina a dar cantada perfeita

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Um adolescente à procura de conselhos sobre como abordar uma garota dificilmente recorreria a alguém que tivesse a mesma idade que seu pai.
Afinal, em duas décadas, mudam as gírias, os assuntos e, principalmente, a maneira de aplicar uma cantada de sucesso.
Mas, nos EUA, um livro escrito há exatos 25 anos continua imbatível como best-seller na área de dicas sobre como virar um don Juan bem-sucedido.
``How to Pick Up Girls" (``Como Arranjar Garotas") foi escrito pelo norte-americano Eric Weber, 53, em 1970, quando ele tinha 28 e já estava casado há cinco.
Desde então, o livro de auto-ajuda vendeu 2 milhões de cópias e foi traduzido para aproximadamente 15 línguas. Atualmente, vende uma média de 12 mil exemplares por ano.
No livro de Weber há pelo menos 75 opções de frases que podem ser usadas para abordar uma garota no primeiro encontro.
Weber ensina a frase certa a ser dita no momento certo. Por exemplo: o homem deve perguntar ``Você tem uma aspirina?" na tentativa de que a mulher responda: ``O que você tem?" As mulheres adoram dar uma de mãe, diz ele.
Num elevador, Weber diz ser infalível o homem perguntar à mulher: ``A minha gravata está certa? Tenho um encontro importante e preciso estar com uma cara boa." As mulheres adoram arrumar a gravata dos homens, ensina ele.
Numa festa, Weber manda o homem perguntar: ``Você é uma modelo?" Com exceção de uma mulher que seja modelo, qualquer outra mulher ficará lisonjeada com o elogio, acredita ele
Outra opção para festa, porém mais perigosa, é a seguinte: ``Você é a segunda garota mais bonita do mundo." A tendência, diz Weber, é a mulher perguntar: ``E quem é a primeira", cabendo ao paquerador ter imaginação para dar prosseguimento ao diálogo.
A 32ª e mais recente edição do livro, publicada em 1980 e ainda disponível em livrarias espalhadas pelos EUA, tem poucas modificações em relação à versão original.
Mas, para a próxima edição, prevista para sair no meio do ano que vem, Weber promete atualizar os conselhos, baseado sobretudo na experiência de suas duas filhas mais velhas, de 19 e 21 anos.
``Nunca fui um garanhão. Casei cedo e conheci minha mulher da maneira mais careta possível: num single bar (bar para solteiros)".
O escritor -que antes escrevia cartas de mala-direta- afirma que a maioria das dicas do livro é fruto de sua observação.
``Via meus amigos em ação, sempre prestei muita atenção no que as pessoas diziam. Foi assim que consegui escrever o livro. Não experimentei todas as cantadas, mas sei que elas dão certo."
Segundo o próprio escritor, o principal é não ter medo de ``chegar junto".
``As mulheres têm tanto pavor de ficar sozinhas quanto nós, homens. Dar o primeiro passo é o mais difícil e cada um deve achar a melhor maneira de fazer isso. Meu livro só dá dicas de como ter mais chances de ser bem-sucedido na primeira tentativa."

Texto Anterior: Pesquisa desnuda artimanhas da conquista
Próximo Texto: Duas frases garantem telefone de garota
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.