São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Legalidade questionada; Sem consultar; Fora do alcance; Outra interpretação; Laudos divergentes; Salvamento controvertido; Garantia dada; Capital elevado; Papel da integração; Especialistas convidados; Sem envelope

Legalidade questionada
O deputado federal Cunha Bueno requereu à Comissão de Minas e Energia a fiscalização da compra da Companhia Paulista de Ferro-Ligas pela Vale do Rio Doce.

Sem consultar
O deputado entende que não houve prévia autorização legislativa, apesar de a operação ter sido realizada pela coligada VUP - Vale Usiminas Participações.

Fora do alcance
A Vale informou que não foi solicitada autorização legislativa, uma vez que foi a coligada que adquiriu o controle, ``não estando abrangida" pela Constituição.

Outra interpretação
Para Bueno, essa foi uma ``fórmula" intencional para ``evitar" o mandamento constitucional. Ele entende ainda que a aquisição contraria a política de desestatização.

Laudos divergentes
Beneficiada por concordata, a Ferro-Ligas teve falência decretada e suspensa depois pelo mesmo juiz que decidira por sua quebra. Há laudos contraditórios sobre supostas operações fraudulentas.

Salvamento controvertido
A revogação da falência da Ferro-Ligas ocorreu em abril, quando o plano de salvamento pela Vale-Usiminas já estava adiantado. Meses antes, a Usiminas assinara contrato de intenção de compra.

Garantia dada
A S/A Indústrias Votorantim prestou fiança em financiamento contratado entre a Cia. Cimento Portland Itaú e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Capital elevado
A Lojas Arapuã aprovou aumento de capital de R$ 12,1 milhões, com a emissão de 1,3 bilhão de ações. O capital social vai para R$ 156,6 milhões.

Papel da integração
De 19 a 22 de novembro, será realizada no Rio a 24ª Assembléia Geral da Cicepla - Confederação Industrial de Celulose e Papel Latino-Americana.

Especialistas convidados
A assembléia é organizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Papel e Celulose. Entre os debatedores, o francês Bernard Majani e os brasileiros Luís Paulo Rosemberg e Luciano Coutinho.

Sem envelope
Administradoras de condomínio testam o cartão salário do Banco Noroeste, a ser lançado neste mês. Os funcionários sacam os salários nos quiosques do Banco 24 Horas.

Texto Anterior: Real elimina os bancos pequenos
Próximo Texto: Troca de ações; Poder de voto; Sem concessões; Motos coreanas; Provisão reforçada; Contas conjuntas; Negócio reciclado; Prejuízo líquido; Carga pesada; Exceção da regra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.