São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
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Estado investe R$ 2 bi na infra-estrutura

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

O plano de transformar a Baixada em um pólo industrial do Rio esbarra nas condições de infra-estrutura da região, tanto para seus moradores quanto para a instalação de fábricas.
Por isso, o investimento estatal será o dobro do privado até 1999. Serão gastos US$ 2,092 bilhões para, prioritariamente, melhorar o saneamento, a dragagem de rios e o transporte da região.
O projeto de saneamento, com investimento de US$ 800 milhões, faz parte do programa de despoluição da baía de Guanabara, com verbas do Bird (Banco Mundial).
O programa, negociado no governo Leonel Brizola (PDT), teve as obras iniciadas em 1º de fevereiro, no governo Marcello Alencar (PSDB).
Para drenagem, dragagem e canalização de rios da Baixada, o projeto Reconstrução Rio tem investimentos de US$ 396 milhões, com verbas do Bird, CEF (Caixa Econômica Federal) e governo do Estado.
Nesse programa estão 3.000 famílias, que formavam a população que morava às margens dos rios dragados em Belford Roxo, reassentadas pelo governo do Estado, segundo o vice-governador Luís Paulo Correa da Rocha.

Torres da Light
Na área de transportes, o governo tem um projeto conhecido como ``Faixa da Light".
Por onde passam as torres da Light, que transmitem energia para a região, haverá uma estrada, que interligará o terminal rodoviário de Nova Iguaçu à via Dutra e à Linha Vermelha.
Hoje, a ``Faixa da Light" é ocupada por séries de três torres paralelas, que serão concentradas em uma torre, abrindo dez metros livres para a estrada.
``No futuro", diz Correa da Rocha, ``essa estrada se interligará à RJ-109, fazendo a ligação da Baixada com o porto de Sepetiba".
(FPN).

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