São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A lição de Robert Lucas

MARCOS CINTRA

A concessão do Nobel de Economia a Robert Lucas é merecida. O professor de Chicago transmitiu duas mensagens fundamentais.
A primeira é a falência do keynesianismo. Nos anos 60 e 70, os governos eram hiperativos no uso de políticas monetária e fiscal. Logo surgiu a crise geral de estagflação, perversa mistura de inflação com recessão e desemprego.
Lucas demonstrou, com sua Teoria das Expectativas Racionais, que os agentes econômicos não se enganam com a política econômica conjuntural e que apenas alterações estruturais são capazes de gerar crescimento econômico e estabilidade permanentes.
A segunda mensagem é que o desenvolvimento econômico não surge do voluntarismo dos burocratas ou dos formuladores de política econômica, mas de elementos que dão sustentação à moderna produção capitalista, notadamente o conhecimento humano.
O trabalho de Lucas confirma as palavras de J. Rauche, quando, referindo-se ao Japão, diz que não foram as políticas macroeconômicas que geraram prosperidade. "O que deu certo é o que funciona em qualquer lugar.. honestidade, educação, amor à poupança, direito à propriedade, sacrifício para o futuro e famílias sólidas, que cuidam bem de suas crianças."
Lucas tem estudado a tecnologia e a educação, colocando-as no centro das modernas teorias de crescimento. Isso deixa uma mensagem trágica para o Brasil, que despreza a educação, como pode ser comprovado por dados de estudo de Ib Teixeira, da FGV: seis milhões de brasileiros em idade escolar não têm ensino básico; programas de alfabetização de adultos estão em queda, apesar dos 33 milhões de analfabetos; a proporção da força de trabalho com primário completo caiu de 45%, em 1976, para 40% hoje; nove milhões de chefes de família não têm nenhuma instrução.
O governo ignora a experiência dos países que investiram em educação e estudos do Banco Mundial que mostram que para cada crescimento de 1% no tempo de escolaridade da força de trabalho a produtividade cresce 4% em um ano.
Quem quiser colaborar com a 1ª Maratona do Livro, doando livros usados ou novos para escolas públicas de São Paulo, deve ligar para 263-0147.
Robert Lucas e a educação brasileira agradecem.

Texto Anterior: Estado investe R$ 2 bi na infra-estrutura
Próximo Texto: Diário de viagem ao México _ 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.