São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salgado fotografa migração da ex-URSS

DA REDAÇÃO

A Folha publica hoje mais uma parte da série "Movimento de Populações", de autoria do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. No Brasil, a Folha publica a série com exclusividade. No exterior, ela está sendo publicada pelos jornais "The New York Times", "El País" e "The Independent" e pela revista "Time".
Formado em economia pela Universidade de São Paulo e pós-graduado nos EUA, Salgado vive hoje em Paris e é considerado o maior fotógrafo documental da atualidade.
Ele pretende desenvolver seu atual projeto, com ensaios fotográficos em várias partes do mundo -inclusive São Paulo- até 2000.
No ensaio publicado nesta página e na seguinte, Salgado retrata a migração de habitantes da ex-União Soviética para os EUA.
Brighton Beach, uma praia no extremo sul do bairro nova-iorquino do Brooklyn, deixou de ser balneário para virar o refúgio de imigrantes vindos da ex-União Soviética, sobretudo da Ucrânia, a partir de 1980.
Hoje, Brighton Beach tem 50 mil residentes fixos, que vivem espalhados por suas 16 avenidas, e só guarda dos tempos em que era local de veraneio alguns prédios de estilo art-déco, com nomes como Miramar e Brighton Towers.
Metade das pessoas que vivem hoje no local veio da cidade de Odessa (sul da Ucrânia), localizada às margens do Mar Negro, na fronteira com a Moldova.

Texto Anterior: Casa Branca e Senzala
Próximo Texto: Ucranianos sofrem com polícia dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.