São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro foi descontraído

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O encontro da primeira-dama dos EUA, Hillary Clinton, com o presidente Fernando Henrique Cardoso e sua mulher, Ruth, não feriu o protocolo, mas teve momentos de descontração.
Hillary esteve anteontem por quatro horas e meia em Brasília. Participou de um ``chá das cinco" no Palácio da Alvorada e passou pela embaixada norte-americana.
Ela e FHC fizeram piadas na hora de posar para os fotógrafos. Foi o presidente quem fez o primeiro comentário que provocou risos.
Assim que os fotógrafos entraram na biblioteca do Alvorada, Hillary e FHC, de pé, posaram para a tradicional foto de um cumprimentando o outro com um aperto de mão. Ficaram assim por 35 segundos.
Diante da insistência dos fotógrafos, que pediam que eles repetissem o gesto, FHC disse em inglês: ``Tudo bem, eu não me importo. Vamos lá, mais uma vez. Mas é a última, hein?". Todos caíram na gargalhada.
O presidente perguntou, em tom de brincadeira, se Hillary se importava em lhe dar a mão novamente. ``Claro que não, mas é a última vez mesmo", disse, bem-humorada. Mais risadas.
No encontro a sós com Ruth Cardoso, o clima foi mais contido. Elas sorriam bastante, mas não houve gargalhadas, segundo a senadora Marina Silva (PT-AC), que estava presente.
Elas ficaram mais à vontade quando se sentaram à mesa para tomar o chá. Eram 15 mulheres. Hillary estava ao lado da embaixatriz Lúcia Flecha de Lima, com quem conversou a maior parte do tempo. O assunto geral foi sobre questões sociais.
Na mesa, pão de queijo, empadinha de queijo, pão francês, manteiga, geléias, biscoitos caseiros e bricelet, uma espécie de massa fina assada, presente que Ruth Cardoso ganhou do convento de freiras beneditinas em São Cristovão (SE).

Texto Anterior: Feminismo é tema de conversa
Próximo Texto: Governo cobra empenho dos governadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.