São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edir Macedo pede perdão aos católicos

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O bispo Edir Macedo, fundador e principal líder da Igreja Universal do Reino de Deus, pediu perdão ontem pela atitude do bispo Sérgio Von Helder, que deu socos e chutes na imagem de Nossa Senhora Aparecida na quinta-feira.
O pronunciamento de Macedo foi feito às 17h30 na TV Record, emissora da Universal. O bispo, que está nos Estados Unidos, falou por telefone durante quatro minutos e oito segundos, enquanto sua imagem ocupava o vídeo.
Macedo classificou de impensada, insensata, inconsequente e desastrosa a atitude de Von Helder, que é a maior autoridade da igreja em São Paulo na área religiosa.
``O bispo Von Helder agiu como um menino, pensou e agiu como um menino, trazendo esse fato novo e inconsequente para todo o povo brasileiro", afirmou.
Até ontem, a direção da Universal pretendia discutir a atitude de Von Helder somente na reunião de Conselho de Bispos, marcada para o final do mês.
Mas uma entrevista coletiva dada pelo pastor Ronaldo Didini em São Paulo, defendendo Von Helder, precipitou a decisão.
Quando souberam das declarações de Didini, os bispos que integram o conselho trocaram telefonemas e concluíram que a igreja deveria adotar uma posição imediatamente.
A maioria dos integrantes do conselho já havia formado um consenso contra o comportamento de Von Helder.
Os bispos de Belo Horizonte, Carlos Rodrigues, e do Rio, Paulo Gomes, foram encarregados de telefonar para Macedo nos Estados Unidos. Ele concordou em fazer o pronunciamento ontem mesmo.
Macedo orientou Rodrigues a desautorizar as declarações de Didini. ``O bispo Macedo disse que o pastor Didini não é o porta-voz da igreja", afirmou Rodrigues.
As agressões de Von Helder foram feitas no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. Ele criticou a adoração de imagens pelos católicos nos programas ``Palavra de Vida" e ``Despertar da Fé", da TV Record.
Os evangélicos condenam o culto a imagens, por acreditar que ele contraria a Bíblia.
A Folha apurou que Von Helder deverá ser repreendido e poderá ser transferido por determinação do Conselho de Bispos.
O pronunciamento de Macedo interrompeu inesperadamente a transmissão do jogo Nápoli e Fiorentina, do campeonato italiano.
Macedo disse que o trabalho da Universal é ``levar a paz e não a guerra". Segundo ele, a igreja pretende falar a todos, ``sejam católicos, espíritas, evangélicos, budistas, de qualquer religião".
``Jamais, em tempo algum, procuramos mostrar a nossa fé com atos inconsequentes e desastrosos como esse que aconteceu na quinta-feira", disse Macedo.
O fundador da Universal acrescentou que pedia perdão a todos os católicos em nome dele e do Conselho de Bispos da Universal.

Texto Anterior: 2º Fórum Folha começa na quarta
Próximo Texto: `Bispo agiu como um menino'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.